Fechar
GP1

Picos - Piauí

Diocese de Picos promove ato de desagravo à Igreja Católica

Caminhada foi realizada ontem à noite e reuniu centenas de católicos oriundos das diversas paróquias da Diocese de Picos.

Divulgação/Ascom 1 / 12 Católicos percorrem ruas de Pio IX Católicos percorrem ruas de Pio IX
Divulgação/Ascom 2 / 12 Chegada da caminhada a Igreja Matriz Chegada da caminhada a Igreja Matriz
Divulgação/Ascom 3 / 12 Comunidades se manifestam pedindo paz Comunidades se manifestam pedindo paz
Divulgação/Ascom 4 / 12 Devotos lotam a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio Devotos lotam a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio
Divulgação/Ascom 5 / 12 Devotos percorrem as ruas de Pio IX em caminhada Devotos percorrem as ruas de Pio IX em caminhada
Divulgação/Ascom 6 / 12 Dom Plínio segue à frente da caminhada Dom Plínio segue à frente da caminhada
Divulgação/Ascom 7 / 12 Fiéis participam de ato de desagrado em Pio IX Fiéis participam de ato de desagrado em Pio IX
Divulgação/Ascom 8 / 12 Fiéis participam de ato de desagravo contra Igreja Católica em Pio IX Fiéis participam de ato de desagravo contra Igreja Católica em Pio IX
Divulgação/Ascom 9 / 12 Igreja é reaberta após quinze dias fechada Igreja é reaberta após quinze dias fechada
Divulgação/Ascom 10 / 12 Momento celebrativo Momento celebrativo
Divulgação/Ascom 11 / 12 Unidade básica do Batista de Amorim Unidade básica do Batista de Amorim
Divulgação/Ascom 12 / 12 Igreja Matriz de Pio IX ficou fechada quinze dias Igreja Matriz de Pio IX ficou fechada quinze dias

A Diocese de Picos promoveu na noite de ontem, 22, um ato de desagravo à Igreja Católica de Pio IX, que foi obrigada a suspender os festejos da Padroeira e fechar às portas após impasse com a prefeita do município, Regina Coeli (PSB). A manifestação contou com a presença de centenas de fiéis e vários religiosos, incluindo o bispo diocesano, dom Plínio José Luz da Silva.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio estava fechada desde o dia 7 de agosto, quando a prefeita de Pio IX, Regina Coeli, mandou desmontar o palco destinado a Festa da Padroeira. No local a gestora determinou a instalação de estrutura para comemoração dos 128 anos de emancipação política e administrativa do município. Por conta disso os festejos religiosos foram cancelados.

Ontem à noite, depois de quinze dias fechada, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio foi reaberta e recebeu centenas de devotos. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada por vários padres.

Caminhada

A celebração teve início às 18 horas na capela São Miguel com um ato penitencial, seguido de procissão pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio. Após quinze dias, os devotos puderam adentrar no templo e rezar. Na oportunidade foi feita aspersão de água benta sobre o altar, as paredes e sobre o povo reunido.

Segundo dom Plínio, o ato celebrativo de ontem a noite é equiparado ao de instalação de uma paróquia. “Em 32 anos de sacerdócio foi à primeira vez que participei de uma celebração dessas. Esse ato tem um diferencial porque nos colocamos diante de Deus como pecadores. Aqueles que nos ofenderam colocamo-nos junto deles e assim Deus perdoe a todos nós” – ressaltou.

O pároco da Paróquia de Pio IX, Padre Francisco Antônio Feitosa, mostrou-se feliz com os gestos de solidariedade de todo o povo. O ato contou com a presença de caravanas oriundas das várias comunidades do município e de cidades vizinhas.

“Mesmo tristes com o que aconteceu, vamos continuar o trabalho com muita alegria e ardor” – pontuou o Padre Francisco Feitosa, acrescentando que a cerimônia de ontem teve caráter penitencial para reparar as ofensas sofridas contra a Igreja Católica.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.