Fechar
GP1

Brasil

Dirigentes Lojistas questionam lei paulista sobre proteção ao crédito

Os dirigentes ajuizaram uma ação no Supremo Tribunal Federal.

O Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu a Ação Direta de Inconstitucionalidade, ajuizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) contra a Lei estadual 16.659/2015, de São Paulo, que regulamenta o sistema de inclusão e exclusão de nomes de consumidores nos cadastros de proteção ao crédito.

Imagem: Reprodução   Os dirigentes ajuizaram uma ação no Supremo Tribunal Federal. (Imagem:Reprodução) Os dirigentes ajuizaram uma ação no Supremo Tribunal Federal.

Segundo a entidade, a lei afronta o artigo 24, parágrafo 1º e 3º, da Constituição Federal ao estabelecer novas normas gerais em matéria já regulamentada por legislação federal no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A lei prevê que os consumidores sejam informados sobre sua inclusão em cadastros por via postal com aviso de recebimento. A confederação alega que o CDC prevê a comunicação do consumidor por escrito, “sem em momento algum estabelecer que a correspondência deva ser feita com aviso de recebimento”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.