Política

Dr. Hélio quer criar o "Programa Deputado Jovem" para estudantes

O número de participantes será com base no número de deputados, sendo que será escolhido pelo menos um estudante por escola ou instituição.

BÁRBARA RODRIGUES

- atualizado

Dr. Hélio (PR) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que tem como objetivo criar o “Programa Deputado Jovem” no Estado do Piauí. O objetivo é tentar estimular maior participação política da juventude sobre o poder legislativo e a importância da política.

O projeto de lei foi lido no expediente dessa segunda-feira, 28 de agosto, na sessão plenária da Alepi. Agora a proposta será analisada nas comissões técnicas da Assembleia e depois será encaminhada para votação no plenário.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Dr. HélioDr. Hélio

Segundo Dr. Hélio, qualquer escola que tiver interesse poderá se inscrever no programa que terá a participação de estudantes do ensino médio, técnico e superior. O número de participantes será com base no número de deputados, sendo que será escolhido pelo menos um estudante por escola ou instituição.

O deputado jovem que será escolhido por meio de eleição e ainda terá a ajuda de um estudante que atuará como assessor parlamentar, que deverá ser da mesma unidade escolar. A legislatura terá duração de um ano e eles vão realizar sessões mensais onde serão discutidos diversos temas de interesse público.

Será a Assembleia responsável pelo programa e pela dotação orçamentária. Os deputados jovens poderão elaborar projetos que serão encaminhados aos deputados estaduais para aprovação.

MAIS NA WEB