Fechar
GP1

Piauí

Dr. Pessoa alerta homens sobre prevenção do câncer de próstata

"Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o que mais mata homens no Brasil. Quero destacar que além de tratável, é curável", alertou.

Após o Outubro Rosa, entra o Novembro Azul, mês dedicado à campanha de conscientização para a população masculina contra o câncer de próstata. O movimento teve início na Autrália, em 2003, onde entidades e empresas iniciaram ações de prevenção da doença. Como médico, o deputado estadual Dr. Pessoa (PSD), faz uma alerta aos homens sobre o assunto.

“Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o que mais mata homens no Brasil. E assim como o Outubro Rosa foi idealizado por alguém para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, o Novembro Azul é para os homens, contra o câncer de próstata. Isso não quer dizer que exclui outros tipos da doença ou outros meses do ano, mas reforça o cuidado que o homem deve ter com a saúde”, destacou Dr. Pessoa.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Dr. PessoaDr. Pessoa

O deputado ressalta que mesmo não sendo especialista em urologia, conhece a medicina em geral, e recomenda alguns cuidados. “O homem deve se atentar aos sintomas como urinar várias vezes à noite, notar uma cor estranha na urina ou no sêmen, sentir dores nos ossos, porque o tumor é uma alteração nos tecidos do corpo humano, que pode ser benigno ou maligno, e se diagnosticada a doença, quero destacar que além de tratável, é curável”, frisou.

O parlamentar complementa que a prevenção da doença está ligada aos hábitos do dia-a-dia. “O homem que não se cuida, não se previne, não se alimenta bem e nem faz atividade física, tem mais chance de adoecer, não só de câncer, mas o câncer em si, é uma doença muito agressiva, por isso é importante fazer o exame precoce”, alertou.

A partir dos 50 anos, os homens devem procurar um especialista para realizar o exame de próstata. Para os homens que já têm histórico dessa doença na família devem ficar mais atento e procurar um especialista após completar 40 anos. Além do toque retal, que dura apenas alguns segundos, outros exames podem detectar a doença, como a biópsia, ultrassonografia, exame de sangue, exame de urina de laboratório e medição do jato de urina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.