Fechar
GP1

Saúde

Dr. Pessoa apresenta projeto para capacitação de médicos no Piauí

Ele pede que seja ampliada a capacitação, por meio de núcleos vinculados aos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu em estratégia Saúde da Família.

O deputado estadual Dr. Pessoa (PSD) quer que sejam capacitados mais médicos no estado para que possam integrar o Programa Saúde da Família (PSF), por isso ele apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) projeto de lei para que sejam criados núcleos permanentes de capacitação na Estratégia Saúde da Família (ESF).

O parlamentar explicou que devido à precária estrutura para os médicos que atuam no Programa Saúde da Família, isso acaba gerando muita rotatividade, e que por isso existe uma falta de médicos que possam atender as famílias que moram nas zonas rurais do Estado. Ele acredita que capacitando mais médicos, essa área não ficará tão prejudicada.

  • Foto: Bruna Veloso/GP1 Deputado Dr Pessoa  Deputado Dr Pessoa

“O acesso das populações rurais aos serviços básicos de saúde é um desafio em várias partes do mundo. O problema é agravado, principalmente pela falta de profissionais qualificados, alta rotatividade profissional e infraestrutura deficiente. Para iniciar o combate a esses problemas se deve ampliar a formação e a capacitação de médicos especializados no atendimento às famílias e às comunidades rurais, além da descentralização dos cursos de medicina para promover estimular ampliar a assistência médica das áreas rurais mais distantes dos grandes centros”, disse.

Ele pede que seja ampliada a capacitação, por meio de núcleos vinculados aos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu em Estratégia Saúde da Família. Esses núcleos serão às instituições educacionais superiores, devendo o poder executivo ajudar no financiamento.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.