Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Eclipse lunar poderá ser visto no céu desta sexta-feira

Países da Ásia, Europa, África, Europa, Oriente Médio e das Américas do Sul e do Norte também poderão contemplar o fenômeno.

Na noite desta sexta-feira (10), os brasileiros poderão ver um fenômeno astronômico, chamado de eclipse lunar penumbral. No céu, a Lua ficará com um brilho um pouco menor que o habitual.  De acordo com informações da Veja, o evento começará por volta das 20h30, no horário de verão e sua fase máxima está prevista para as 22h44. Países da Ásia, Europa, África, Europa, Oriente Médio e das Américas do Sul e do Norte também poderão contemplar o fenômeno.

  • Foto: iStock/Getty ImagesEclipse Lunar PenumbralEclipse Lunar Penumbral

O eclipse lunar penumbral acontece quando a Terra fica entre a Lua e o Sol, assim diminui o brilho da Lua e a deixa mais opaca. A sombra que o nosso planeta projeta no astro tem duas regiões, denominadas umbra e penumbra.

Durante eclipses como o de hoje, a Lua fica quase inteira imersa na penumbra da Terra, e por isso perde parte da sua luminosidade. A diferença é bem mais sutil do que quando ocorre um eclipse umbral, mas também pode ser percebida a olho nu. Ao longo do fenômeno, o astro ficará ligeiramente mais acinzentado, como se um véu o estivesse cobrindo. A estimativa é que o evento termine quase a 1h00 da manhã de sábado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.