Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Eclipse solar parcial será visível no Brasil neste domingo

Aqui no Brasil, o evento poderá ser visto de forma parcial e somente em algumas regiões entre as 9h e as 12h.

O primeiro eclipse solar de 2017 acontece neste domingo (26). Aqui no Brasil, o evento poderá ser visto de forma parcial e somente em algumas regiões entre 9h e às 12h. O fenômeno será anular (quando se vê toda a silhueta do Sol e apenas um anel de luz ao redor) na região sul do Chile, Argentina e Angola e no norte da Zâmbia.

De acordo com o G1, esse tipo de eclipse acontece quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham. Apesar de estarem alinhados perfeitamente, a Lua está muito longe da Terra para bloquear completamente a visão do Sol, por essa razão, é possível ver um anel de luz do astro, perto do disco negro do satélite.

A Lua levará duas horas para cruzar o Sol, mas o eclipse anular vai durar apenas um minuto.

  • Foto: Reprodução/ Arte/ TV GloboPrimeiro eclipse solar de 2017 acontece neste domingoPrimeiro eclipse solar de 2017 acontece neste domingo

A partir das 10 horas, o eclipse poderá ser visto em São Paulo e no Rio de Janeiro. Entre as 9h e as 12h, o fenômeno acontece algum momento em todas as capitais, menos em Rio Branco, Macapá, Manaus, São Luís, Belém, Porto Velho e Boa Vista.

 A cidade de Porto Alegre, será onde os moradores poderão ver o eclipse mais visível, devido a sua posição geográfica favorável e o tempo também vai ajudar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.