Fechar
GP1

Mundo

Eclipse solar total raro cobre céu de parte dos Estados Unidos

Fenômeno ocorreu a partir das 13 horas desta segunda-feira (21).

O eclipse total do Sol durou menos de três minutos nesta segunda-feira (21), e foi visível em sua totalidade apenas na América do Norte, em uma estreita faixa que cortava todo o território dos Estados Unidos, da costa do Oceano Pacífico até o Atlântico. Segundo Estadão, pelo menos 12 milhões de americanos que moram nessa área acompanharam o fenômeno.

No restante da América do Norte, na América Central e na parte norte da América do Sul, o fenômeno apareceu apenas como um eclipse parcial. Ainda assim, em alguns estados do Norte e do Nordeste, o fenômeno conquistou observadores. Habitantes de Macapá (AP) tiveram a melhor visão do eclipse: a fração obscurecida pela Lua chegou a 41%. Em Belém (PA), os observadores notaram até 38%. No Nordeste, na cidade de Fortaleza, até 40% do Sol foi obscurecido pela Lua. Em São Luís, (MA), foi possível notar 39%.

  • Foto: AFP PHOTO / Robyn BeckEclipse solar cobre o céu dos Estados UnidosEclipse solar cobre o céu dos Estados Unidos

O fenômeno pôde ser visto de forma parcial em Teresina, Macapá, Fortaleza, São Luís, Belém, Boa Vista, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Manaus, Aracajú, Palmas, Salvador, Porto Velho, Brasília, Goiânia e Rio Branco.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.