Fechar
GP1

Piauí

Educação no Trânsito vai ser tema obrigatório em todas as escolas públicas municipais

O objetivo é promover aos alunos a reflexão sobre a realidade do trânsito, difundindo princípios para segurança e sustentabilidade.

Agora é lei, o Programa Educação no Trânsito foi instituído como tema transversal nas escolas da rede pública municipal de Ensino, implantando na rotina escolar a obrigação de discutir com alunos e professores questões relacionadas à paz no trânsito. Idealizado pela Prefeitura de Teresina e aprovado pela Câmara Municipal, o programa também poderá ser executado em escolas da rede privada.

A temática vem sendo abordada nas escolas municipais em forma de oficinas de sensibilização. Com a lei aprovada, as escolas devem incluir no planejamento letivo a realização de palestras, seminários, dinâmicas em grupos, simpósios ou qualquer outra forma de explanação sobre assuntos relacionados à educação, à prevenção e à segurança no trânsito.

O objetivo é promover aos alunos a reflexão sobre a realidade do trânsito, difundindo princípios para segurança e sustentabilidade. Além dos espaços organizados para essas discussões, também será papel dos professores levar para sala de aula atividades relacionadas à temática, como verdadeiros agentes de prevenção de acidentes.

A coordenadora do programa, Audea Lima, explica que a partir dos conhecimentos adquiridos durante as atividades desenvolvidas nas escolas, os próprios alunos, professores e gestores devem elaborar juntos um plano de ações com mudanças que podem ser realizadas para garantir um melhor fluxo de veículos e pedestres.

“O interessante é no final do ano a escola apresentar à comunidade um balanço geral do que foi discutido, com propostas pautadas em sua realidade. O Programa vai garantir ganhos para nossas crianças, que desde cedo aprendem a ter uma conduta correta no trânsito”, conclui Audea.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.