Fechar
GP1

Polícia

Empresário Francisco das Chagas responde por tráfico de drogas

“Ele não terá mais direito de recorrer, o que reforça a nossa tese que ele é uma pessoa de periculosidade elevada e que de fato tem que está fora do convívio social”, destacou o delegado Gust

Durante coletiva de imprensa, o delegado do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), Gustavo Jung, detalhou algumas características da quadrilha que está sendo presa durante esta quarta-feira (26), em função da Operação Latronum, que visa desarticular uma organização criminosa, acusada de participação em assaltos a instituições bancárias e estabelecimentos comerciais. Dentre os pontos citados, destaca-se a condenação por tráfico de drogas, contra o chefe da quadrilha, Francisco das Chagas Moraes, vulgo Cerqueira.

“Essa quadrilha, na realidade, é bastante diversificada. Você pode perceber que tem desde piauienses, até mesmo cariocas participando dela. Além da participação de mulheres. Essas pessoas têm a faixa etária entre dos 20 aos 50 anos”, afirmou Gustavo Jung.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Gustavo JungDelegado Gustavo Jung

Quanto a forma de organização da quadrilha, o delegado do Greco ressaltou a participação de uma das mulheres presas, principalmente quanto a articulação do “modus operandi” da organização criminosa. “Quem diria que uma pessoa como a Joseane, gerente de uma loja de construções [Ampla Construções], com um trabalho bem remunerado, estaria inserida nessa organização criminosa, passando informações bem privilegiadas para essa quadrilha, a fim de que ela pudesse agir?”, ressaltou.

Dentre os alvos da Operação Latronum, haviam também dois homens, identificados por Marcelo Henrique de Almeida e Paulo Iran, que haviam sido presos na semana passada pela Polícia Militar. “Quanto a esses alvos, as duas pessoas presas na semana passada (Marcelo e Paulo), eles estavam em conjunto. O Cerqueira também estava junto. O que a gente pode concluir é que todas essas pessoas tem certo envolvimento ou no armazenamento do dinheiro, ou no gerenciamento do dinheiro ou na lavagem do dinheiro”, destacou.

  • Foto: Divulgação/PCPresos na Operação LatronumFrancisco Daniel, à esquerda; Francisco Leite, à direita; Joseane dos Santos; Francisco das Chagas

Quanto ao coordenador da quadrilha, o delegado Gustavo Jung ressaltou mais detalhes sobre a participação dele, como também de familiares durante a execução dos crimes. “O chefe, de fato, o Cerqueira, dono da Só Pneus, ele agia em conluio com o filho Jefferson, e também com outros familiares. Até o presente momento, a gente sabe do envolvimento dele com o filho e o genro, o Cássio, que estavam ativamente nos crimes praticados”, disse.

O Cerqueira tem passagem pela polícia e possui também condenação por tráfico de drogas. Ele deve responder pelos crimes anteriores em regime fechado. “Ele não terá mais direito de recorrer, o que reforça a nossa tese que ele é uma pessoa de periculosidade elevada e que de fato tem que está fora do convívio social”.

  • Foto: Divulgação/PCPresos na Operação LatronumJeferson Siqueira à esquerda; Kassio Fernando à direita; Paulo Iran; Marcelo Henrique

Presos

As pessoas já presas são:

Francisco das Chagas Moraes, vulgo Cerqueira;

Jeferson Siqueira de Moraes (filho de cerqueira);

Kássio Fernando Gomes de Oliveira;

Joseane dos Santos Lima (namorada);

Francisco Daniel da Rocha Ribeiro;

Francisco Leite do Nascimento;

Marcelo Henrique de Almeida Coutinho, vulgo Carioca;

Paulo Iran Lopes.

Apreensão de drogas

Questionado sobre a apreensão de drogas, Gustavo Jung respondeu que também houve, mas não hoje (26). “Há três semanas, quando um membro dessa quadrilha foi preso com drogas e balança de precisão. Hoje houve a apreensão de uma balança de precisão na fazenda Sabiá [em Caxias-MA], que é de propriedade do Cerqueira, chefe da quadrilha”.

Foragidos

Ainda tem uma pessoa foragida e a Polícia Civil não pode prever quando será preso (a). Durante a realização do cumprimento de mandados judiciais, foram apreendidos também quatro veículos, além de joias, colete balístico, revólver calibre 38, carregadores de armas, munição, aparelhos celulares, notebook, luvas, dentre outros.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.