Fechar
GP1

Piauí

Empresário Paulo Guimarães é investigado por lavagem de dinheiro em associação criminosa

A operação teve início nas primeiras horas de hoje (20) e teve grande movimentação de agentes da Polícia Federal e da Receita Federal.

A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (20) operação "Sorte Grande" para cumprir mandados de busca e apreensão e de conduta coercitiva, para interrogatório, de componentes do grupo do empresário Paulo Guimarães.

O empresário é investigado pela prática de sonegação fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro em associação criminosa. O responsável pela investigação é o delegado Carlos Alberto Nascimento.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Coletiva(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Coletiva
Segundo o Procurador Marco Tulio Lustosa, o inquérito iniciou em 2006 e o rombo pode chegar a R$ 900 milhões. 12 pessoas do primeiro e segundo escalão das empresas foram levadas pela Polícia Federal e estão sendo ouvidas. Duas pessoas em São Paulo, que foram as conduções coercitivas, uma na cidade de Timon, no Maranhão e nove em Teresina.

O empresário Paulo Guimarães é umas das pessoas conduzidas coercitivamente à Polícia Federal para interrogatório em São Paulo.

Mais de 50 empresas estão sendo investigadas, sendo que em apenas duas delas o rombo é de R$ 25 milhões. Segundo o delegado de combate ao crime organizado da Polícia Federal, Carlos Alberto Nascimento, a Interpol também está no caso porque há indício de lavagem de dinheiro no exterior.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Procurador Marco Túlio(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Procurador Marco Túlio
Durante entrevista coletiva, a polícia informou que medidas serão tomadas no sentindo de indisponibilidar os bens dos envolvidos para que não possam movimentar.

O grupo atua nas áreas de comunicação, Grupo Meio Norte (rádio, TV e jornal), venda de veículos, empreendimento imobiliários, educação (faculdades) e de saúde (hospitais e operadoras de plano de saúde), principlamente nos estados do Piauí e Maranhão.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Delegado Carlos Alberto(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Delegado Federal Carlos Alberto
Segundo a Receita Federal, as investigações demonstraram que, utilizando-se de "laranjas" e de empresas offshores sediadas no paraiso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas, o grupo realizou sucessivas mudanças nos quadros societários das empresas devedoras do fisco para afastá-las de seus verdadeiros proprietários e transferiu os seus ativos para novas pessoas juridicas, também constituídas com o emprego de "laranjas" e offshores, deixando as devedoras "desmontadas", apenas com as dívidas.

Para evitar o efetivo pagamento dos débitos tributários e impedir a persecução penal em desfavor dos responsáveis, os envolvidos nas fraudes aderiram a programas de recuperação fiscal, legalmente previstos em conformidade com a Receita Federal, arrolando, em garantia, bens de baixos custos, com o que conseguiam estabelecer parcelas mensais, cujo pagamento integral nunca será concretizado.

Os mandados de busca e apreensão foram realizados em 14 locais em Teresina, entre eles Hotel Blue Tree e as concessionárias Alemanha e Canadá Veículos em Teresina, pertencentes ao grupo do empresário, além de residências e escritórios.

Imagem: Brunno Suênio/GP1Superintendente adjunto da Receita Federal no Piauí Marcellus Alves(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Superintendente adjunto da Receita Federal no Piauí Marcellus Alves
Imagem: Brunno Suênio/GP1Superintendente da Polícia Federal no Piauí, Antônio Tarcísio Alves de Abreu Júnior(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Superintendente da Polícia Federal no Piauí, Antônio Tarcísio Alves de Abreu Júnior
Imagem: Brunno Suênio/GP1Agentes da Polícia Federal e da Receita Federal na Canadá Veículos(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Agentes da Polícia Federal e da Receita Federal na Canadá Veículos
A operação teve início nas primeiras horas de hoje (20) e teve grande movimentação de agentes da Polícia Federal e da Receita Federal. Até o momento não há informações sobre prisões.

Policiais Federais estiveram por volta das 6 horas da manhã no Aldebaran Ville, também do grupo do empresário Paulo Guimarães. Ficaram no local até umas 7:30 horas

Vários computadores foram apreendidos e documentos analisados.

Confira abaixo nota da Polícia Federal

NOTA À IMPRENSA

À Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 20/08/2014, em ação conjunta com a Receita Federal do Brasil, a Operação “SORTE GRANDE”, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão e de conduta coercitiva, para interrogatório, de componentes de um grupo empresarial de grande porte com sede no Estado do Piauí, pela prática de sonegação fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro em associação criminosa.

Às 11:00hs será concedida uma entrevista coletiva no auditório desta Regional, ocasião em que serão fornecidos os detalhes da operação.

Teresina/PI, 20de Agostode 2014.

Assessoria de Comunicação/SR/DPF/PI


Imagem: Brunno Suênio/GP1Agente leva documentos apreendidos  (Imagem:Brunno Suênio/GP1)Agente leva documentos apreendidos 
Imagem: Brunno Suênio/GP1Agente leva documentos apreendidos  (Imagem:Brunno Suênio/GP1)Agente leva documentos apreendidos 
Imagem: Brunno Suênio/GP1Polícia Federal cumpre mandados na Concessionária Canadá Veículos(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Polícia Federal cumpre mandados na Concessionária Canadá Veículos
Imagem: Brunno Suênio/GP1Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Hotel Blue Tree e nas concessionárias Alemanha e Canadá Veículos em Teresina(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Hotel Blue Tree e nas concessionárias Alemanha e Canadá Veículos em Teresina
Imagem: Brunno Suênio/GP1Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Hotel Blue Tree e nas concessionárias Alemanha e Canadá Veículos em Teresina(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Hotel Blue Tree e nas concessionárias Alemanha e Canadá Veículos em Teresina

Imagem: Brunno Suênio/GP1Operação Operação "Sorte Grande"

Imagem: Brunno Suênio/GP1Condomínio Aldebaran Ville(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Condomínio Aldebaran Ville

Imagem: Brunno Suênio/GP1Coletiva(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Coletiva

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.