Piauí - Teresina

Encontro em Teresina discute combate à desertificação no Nordeste

A reunião tem por objetivo identificar estratégias para um plano de ação de combate à desertificação no Nordeste do Brasil e, principalmente no Piauí.

BRUNA DIAS

- atualizado

Nesta quinta-feira (03), acontece em Teresina, a partir das 9h, a reunião de implementação de políticas púbicas de combate à desertificação no Brasil, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí. O encontro segue até sexta-feira (04).

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Erivan Lopes, a reunião tem por objetivo identificar estratégias para um plano de ação de combate à desertificação no Nordeste do Brasil e, principalmente no Piauí.

  • Foto: Bruna Dias/GP1Erivan LopesErivan Lopes

“O evento tem caráter internacional, onde vamos debater as soluções para o problema da desertificação, que é um problema que hoje assola o Nordeste brasileiro e especialmente o estado do Piauí em decorrência dos três últimos anos de seca que nós tivemos. Isso acarreta problema de ordem social e política de segurança. A desertificação provoca o fenômeno da migração, do homem do campo para as zonas urbanas, isso tem trazido um incremento na violência urbana. O Tribunal de Justiça também se preocupa com isso e está atuando em parceria com o Ministério do Meio Ambiente exatamente para desenvolver essa política nacional de combate à desertificação”, disse.