Fechar
GP1

Brasil

Enem 2017 não servirá como certificação do ensino médio

O ministro Mendonça Filho afirmou que a partir de agora os estudantes poderão obter a certificação do ensino médio através do Encceja.

Foi anunciado nesta terça-feira (17) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não servirá mais como forma de obtenção de certificação de conclusão do ensino médio a partir deste ano.

Segundo informações da Agência Brasil, Mendonça Filho disse a informação oficial sobre o assunto saíra amanhã. “A notícia deve ser oficializada amanhã, a separação do Enem em relação ao Encceja [Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos]”, afirmou Mendonça.

  • Foto: Ronaldo Nascimento/Futura Press/Estadão ConteúdoMendonça FilhoMendonça Filho

Atualmente o Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) como forma de estudantes obterem o certificado de conclusão do Ensino Fundamental. Ainda de acordo com ministro, o MEC pretende ampliar o Encceja já a partir do segundo semestre de 2017 para servir também como certificação do Ensino Médio.

O ministro Mendonça Filho também falou que o Enem agora terá foco apenas em ingressar os estudantes no ensino superior. "O Enem não servirá como instrumento de certificação e conclusão de Ensino Médio e sim como instrumento de acesso ao ensino superior... [pois] termina exigindo de um jovem ou de adulto que queira a certificação no ensino médio mais do que seria necessário, é uma imposição de um ônus, de ter que ter um conhecimento a mais, para aqueles que só querem ter uma certificação no Ensino Médio", disse o ministro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.