Fechar
GP1

Brasil

Engenheiro Henrique Pires é nomeado presidente da Funasa

A informação foi publicada no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro Chefe da Casa Civil, Aloízio Mercadante.

O engenheiro Henrique Pires foi nomeado hoje (22) como presidente da Fundação Nacional de Saúde. A informação foi publicada no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro Chefe da Casa Civil, Aloízio Mercadante.

Trata-se de uma indicação técnica. Por 3 anos, Henrique Pires esteve à frente da direção do Departamento Nacional de Saúde Ambiental da Funasa e desenvolveu inúmeros projetos na área de saneamento básico, educação ambiental, coleta seletiva e programas de conscientização da população.
Imagem: ReproduçãoEngenheiro(Imagem:Reprodução)Engenheiro Henrique Pires
"A população está educada de como usar o sistema de água, fossa séptica, como fazer coleta seletiva. Já iniciamos e inauguramos diversos laboratórios regionais de qualidade da água. Cito o exemplo dos modernos laboratórios de São Luis (MA) e Maringá (PR). Uma das grandes vitórias foi equipar as Unidades Móveis de Controle da Qualidade da Água. Também lançamos o Programa de Fomento a Educação Ambiental. Desenvolvemos ainda publicações em outras línguas para atender comunidades estrangeiras, como o Haiti, a República Dominicana. A última publicação foi em português, francês e espanhol", destaca.

O departamento implementou também convênios com a Organização Panamericana de Saúde e com a Fiocruz, não só beneficiando o Semiárido, mas também o território da Bocaina, em Parati (RJ).

A prioridade da nova gestão será a liberação de recursos do PAC para a área de saneamento. Segundo Henrique Pires, o Governo Federal tem dado atenção especial para o setor.

"A presidenta Dilma nos deu sempre a incumbência de fazer a mobilização dos municípios para o PAC. Temos hoje quase 6 mil convênios no país, sendo PAC ou sendo de programação ou emenda. Estamos elaborando 2.700 projetos de saneamento. Já estamos recebendo os projetos de água, de esgoto", afirma.

Os municípios conveniados estão recebendo capacitação para gerenciar os recursos de forma correta. "Temos convênios com a Assemae, com CREAs, com universidades, fazendo capacitação de gestores municipais, aqueles que operam abastecimento, esgoto e coleta de lixo. Não é só botar o recurso, é fazer com que as pessoas que vão aplicar o recurso tenham conhecimento dos projetos. A presidenta Dilma, como mulher, preocupada com a questão, é consciente de que quanto mais você investe em saneamento, mais reduz os gastos com saúde. Por isso ela tem feito esse investimento forte, antes com o ministro Alexandre Padilha e agora com o ministro Arthur Chioro", diz.

Henrique Pires afirma ainda que tem consciência da importância das ações da Funasa para o país e destaca a responsabilidade que está assumindo.

"A responsabilidade agora só aumenta. Antes de tudo temos que agradecer a confiança de todos que compõem esse importante órgão, que é fundamental no desenvolvimento de ações de saneamento básico, trabalhando no atendimento a comunidades carentes do país", finaliza.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.