Piauí - Picos

Escola Normal de Picos celebra 50 anos de fundação

Programação festiva teve início na manhã desta segunda-feira, 25, e segue até o dia 28 de setembro.

JOSÉ MARIA BARROS

- atualizado

Com uma série de atividades a Escola Normal e Oficial de Picos-ENOP- celebra ao longo dessa semana os seus 50 anos de fundação. A programação teve início na manhã desta segunda-feira, 25, com hasteamento do pavilhão nacional e segue até quinta-feira, 28, envolvendo professores, servidores administrativos, alunos e a comunidade em geral.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Ao centro dona Zizi Baldoínio, primeira diretora da Escola Normal de PicosAo centro dona Zizi Baldoínio, primeira diretora da Escola Normal de Picos

Como parte da programação, alunos, professores, ex-alunos e servidores administrativos saíram em caminhada até a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, onde foi celebrada pelo padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho), uma missa em ação de graças.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Escola Normal de Picos comemora 50 anos de fundaçãoEscola Normal de Picos comemora 50 anos de fundação

Presente a celebração a primeira diretora da Enop, Luzia Moura Barros, mais conhecida como Zizi Baldoíno, que ficou à frente da instituição de ensino por 20 anos, no período de 1967 a 1987. Também presentes alunas da primeira turma de normalistas e a atual diretora da Enop, Ana Paula Sousa.

Programação

As atividades seguem amanhã às 8 horas com culto de gratidão no auditório da Escola Normal. Na quarta-feira, 27, às 18 horas, na quadra de esportes da Enop, solenidade de homenagens a ex-diretores, ex-alunos e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da instituição de ensino. Em seguida, abertura do projeto interdisciplinar/2017.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Missa em ação de graçasMissa em ação de graças

Segundo Ana Paula, uma das homenageadas será a primeira diretora da Escola Normal, dona Zizi Baldoíno, além de homenagens póstumas. “Será uma solenidade simples, mas preparada com muito amor e gratidão a essas pessoas que tanto contribuíram com a nossa instituição” – adiantou Ana Paula.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Ana Paula, atual diretora da Escola Normal de PicosAna Paula, atual diretora da Escola Normal de Picos

Na quinta-feira, 28, a partir das 8 horas da manhã, sarau literário e poético com o tema: “E preciso saber viver”. Das 08 às 18 horas, exposições do jubileu de ouro da Escola Normal e do projeto interdisciplinar.

ENOP

Localizada na rua São Sebastião, a Escola Normal e Oficial de Picos funciona atualmente apenas no período da manhã, com oito turmas de ensino médio e regular. O prédio também abriga provisoriamente a 9ª Gerência Regional da Educação, cuja sede está abandonada há quase três anos.