Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Especialista revela que HPV pode afetar fertilidade masculina

A pesquisa analisou 450 pacientes e mostrou que 80% sem HPV tiveram gestação espontânea. Entre os infectados com o vírus foram apenas 14%.

Um estudo desenvolvido pela Universidade de Pádua, na Itália, chegou concluiu que o vírus do HPV pode a fertilidade masculina. A presença do vírus no sêmen atrapalha o nado dos espermatozoides, dificultando a chegada ao óvulo e a formação de um embrião.

A pesquisa analisou 450 pacientes e mostrou que 80% sem HPV tiveram gestação espontânea. Entre os infectados com o vírus foram apenas 14%. Quando gerou um embrião, o vírus também revelou o aumento do índice de abortos espontâneos, que chegou a 62,5%. A pesquisa revelou ainda que a vacina quadrivalente se provou efetiva para quatro tipos de HPV.

Testada em 34 pacientes, ela reduziu o tempo de limpeza para aproximadamente 10 meses, menos da metade do tempo normal. 40% dos pacientes vacinados alcançaram a gravidez natural após seis meses.
Imagem: DivulgaçãoAnatole Borges, especialista em reprodução humana(Imagem:Divulgação)Anatole Borges, especialista em reprodução humana

De acordo com o especialista em reprodução humana, Anatole Borges, é possível que muitos dos casos de infertilidade masculina, que hoje não têm explicação, estejam ligados ao HPV. “Estima-se que metade da população terá HPV ao longo da vida. Hoje a recomendação é vacinar meninas para evitar a doença. Atualmente a vacinação é a única intervenção viável, pois não há medicação que elimine o vírus do organismo depois que a infecção ocorreu”.

Para os homens que estão tentando ser pai e possui o vírus, Anatole esclarece que antes de qualquer tratamento é importante que o homem faça a avaliação para descobrirmos se há outros fatores causadores de infertilidade. “Com o acesso cada vez maior da vacina e por garantir imunidade a quatro subtipos de HPV mesmo os que já possuem o vírus podem tomar a vacina uma vez que estarão se protegendo dos outros subtipos”, explicou.

Os papilomavírus humanos (HPVs) são os agentes mais comuns de doenças sexualmente transmissíveis e podem levar ao aparecimento de verrugas e cânceres tanto em homens como em mulheres. Uma alta incidência de infecção pelo HPV tem sido demonstrada no esperma de homens sexualmente ativos, com e sem fatores de risco para esse tipo de infecção, e também no de pacientes inférteis.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.