Fechar
GP1

Esperantina - Piauí

Esperantina comemora o Dia Nacional da Consciência Negra

Logo pela manhã houve uma missa celebrada pelo padre Jeremias em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra e também pelo encerramento dos festejos de São benedito padroeiro da comunida

Divulgação/Ascom 1 / 5 Dia da Consciência Negra foi lembrado em Esperantina Dia da Consciência Negra foi lembrado em Esperantina
Divulgação/Ascom 2 / 5 Dia da Consciência Negra em Esperantina Dia da Consciência Negra em Esperantina
Divulgação/Ascom 3 / 5 Dia da Consciência Negra Dia da Consciência Negra
Divulgação/Ascom 4 / 5 Apresentação Apresentação
Divulgação/Ascom 5 / 5 Francisco Limma participou do evento em Esperantina Francisco Limma participou do evento em Esperantina

O dia 20 de novembro foi marcado por uma grande festa em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra na cidade de Esperantina, data que é comemorada na comunidade quilombola Olho D’água dos negros.

Logo pela manhã houve uma missa celebrada pelo padre Jeremias em comemoração ao ao Dia Nacional da Consciência Negra e também pelo encerramento dos festejos de São benedito padroeiro da comunidade.

O município de Esperantina conta com três comunidades quilombolas, Olho D`Água dos Negros, Curralinhos e Vereda dos Anacletos. No dia 20 de novembro, todos os anos são realizadas atividades alusivas em comemoração ao Dia da Consciência Negra na comunidade Olho D`Água dos Negros. Nessa data é um dia de festa naquela comunidade e reúne centenas de pessoas das demais comunidades quilombolas da região.

A data é feriado municipal em Esperantina de acordo com a lei criada pelo Executivo de número 1.121 de 20 de novembro de 2010, no governo do ex-prefeito chico Antônio.

Várias autoridades estiveram presentes nas comemorações na comunidade Olho D’água dos negros. Presentes o deputado estadual Francisco Limma, a prefeita de São João do Arraial, Vilma lima, o presidente da câmara municipal de vereadores, Manoel Filho, os vereadores Zé Germano, Domingos Luiz e Marcílio Farias, representando a prefeita de Esperantina, a secretária de saúde Elizângela Amorim, a secretária de desenvolvimento agrário, Inês Monção, o secretário de cultura Epaminondas Albuquerque, a chefe de gabinete Cristiane Gomes e representando o secretário estadual de cultura professor Edimilson Araújo.

A história da Comunidade Olho D´Água é datada de 1847, quando chegaram àquele lugar o casal Mariano de Carvalho Castelo Branco e sua esposa Rosa Maria Pires e construíram um casarão que, atualmente, é fonte de pesquisa para estudantes e professores. De acordo com o senhor Luís dos Santos, morador mais idoso daquela comunidade e que é neto de escravo, em 1847, alguns escravos vieram morar com a família do senhor Mariano e a partir daí foram surgindo novos descendentes culminando com uma população estimada hoje em mais de 300 pessoas morando no lugar.

A data 20 de novembro é festejada pela comunidade e em outras cidades do País, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.

Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.