Fechar
GP1

Piauí

Estado do Piauí vai ofertar qualificação profissional para Pessoas com Deficiência

Outras informações sobre o Viver sem Limite e outros programas voltados para as causas da Pessoa com Deficiência podem ser encontradas no site www.pessoacomdeficiencia.gov.br.

A qualificação profissional é um dos principais requisitos para o ingresso no mercado de trabalho. Por esse motivo, a secretária de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Larissa Maia, se reuniu, na manhã desta sexta-feira (18), com representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, para tratar da execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec Viver sem Limite, voltado para Pessoas com Deficiência (PCD), no Piauí.
Imagem: DivulgaçãoPiauí ofertará qualificação profissional para Pessoas com Deficiência(Imagem:Divulgação)Piauí ofertará qualificação profissional para Pessoas com Deficiência
A reunião serviu para apresentar a equipe técnica da Secretaria que ficará responsável por acompanhar a modalidade do Pronatec. Outro ponto discutido foi a criação do cronograma de visitas às cidades polos para que seja feita a divulgação e sensibilização sobre o Viver sem Limite. Em cada município, serão realizadas reuniões com instituições ofertantes de cursos como o sistema S, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

“O ponto principal é aumentar o índice de empregabilidade da Pessoa com Deficiência para que ela possa ser inserida no emprego formal, ou seja, dar mais chances de concorrer às vagas ofertadas pelos setores de serviços e comércio. Outro ponto do Programa é dar condições para que essas pessoas possam desenvolver um trabalho empreendedor. O Pronatec vem trabalhando a qualificação com o foco na inserção produtiva”, explica a secretária Larissa Maia.

O Pronatec Viver sem Limite já foi apresentado às entidades que atendem a causa das PCDs durante uma reunião no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Piauí (Conede-PI). Nas viagens às cidades polo, a equipe da Seid irá ouvir o que as entidades necessitam no que diz respeito às áreas de capacitação para que a demanda seja levada até os ofertantes de cursos.

Outras informações sobre o Viver sem Limite e outros programas voltados para as causas da Pessoa com Deficiência podem ser encontradas no site www.pessoacomdeficiencia.gov.br.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.