Fechar
GP1

Piauí

Estilista Walter Rodrigues executa segunda etapa do Projeto Identidade Local no Piauí

Doze empresas fazem parte dessa etapa do projeto, que envolve os segmentos de artesanato, vestuário, movelaria e decoração.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, desenvolve o Projeto Identidade Local: A Alma do Design, no âmbito do Projeto Design, Moda e Decoração, executado pela instituição.

O projeto, que está em sua segunda edição, conta com a coordenação do estilista Walter Rodrigues. Doze empresas fazem parte dessa etapa do projeto, que envolve os segmentos de artesanato, vestuário, movelaria e decoração. Quatro empresas aderiram à iniciativa desde a primeira edição e oito começaram a ser atendidas este ano.
Imagem: ReproduçãoEstilista Walter Rodrigues(Imagem:Reprodução)Estilista Walter Rodrigues
O objetivo é incentivar a construção de uma identidade para as empresas, que deve ser refletida na criação das peças.

De acordo com o analista do Sebrae no Piauí, Libni Milhomen, a primeira parte do processo de construção da identidade é a realização de pesquisas e registros fotográficos por parte das empresas.

“Nessa etapa buscamos extrair um pouco da história da empresa e sua linha de atuação. Através de registros fotográficos, tanto do ambiente da empresa, quanto do seu entorno, buscamos identificar, por exemplo, algum elemento da natureza ou da arquitetura que simbolize a história daquela empresa. Todo o material coletado serve de base para a construção da identidade da empresa”, explica Milhomen.

Na segunda etapa, Walter Rodrigues, visita in loco as empresas atendidas pelo projeto fazendo as orientações e repensando suas estruturas. Rodrigues ressalta que a consultoria busca implantar uma metodologia de criação com planejamento e estratégia, independentemente do produto a ser feito na coleção.

“Trabalhamos focados em tudo que envolve não só a história do empresário, mas da empresa. O bairro, aonde essa pessoa vive, como ela percebe o lugar. Tudo influencia nas escolhas que serão feitas para contar a história da coleção”, afirma Rodrigues.

O estilista comenta ainda sobre o aspecto automatizado das empresas na atualidade. “A gente precisa emocionar as pessoas. Quando dizemos a um empresário de moda, por exemplo, que vamos precisar contar uma história, ele logo nos pergunta quantas peças, quando deveria dizer que possui uma história e quer falar sobre ela. O que me encanta nesse projeto é que por um período de sete meses a gente fala com as pessoas sobre isso. Criamos produtos em cima dessa ideia, discutimos a possibilidade da emoção, contanto um história”, conclui Rodrigues.

As coleções serão apresentadas na Piauí Sampa, que acontecerá em junho em São Paulo; e no Ecomoda, que será realizado no segundo semestre em Teresina. Maiores informações sobre o Projeto Identidade Local podem ser obtidas na Unidade de Atendimento Coletivo Indústria do Sebrae no Piauí, localizada no 1° andar do prédio da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro; ou pelo telefone (86) 3216-1300 – Ramal 1419.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.