Fechar
GP1

Brasil

Estudantes brasileiros ganham medalha em Olimpíada Internacional

A competição aconteceu entre 1º e 10 de agosto, na cidade de Suceava, na Romênia, e reuniu 208 estudantes, de 39 países.

Os estudantes Allan dos Santos Costa, Daniel Mitsutani, Daniel Charles Heringer Gomes, Felipe Vieira Coimbra e Pedro Guimarães Martins trouxeram para o Brasil a medalha de prata na prova por equipe na 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, sigla em inglês). A competição aconteceu entre 1º e 10 de agosto, na cidade de Suceava, na Romênia, e reuniu 208 estudantes, de 39 países. O feito é inédito para o Brasil.

Imagem: Divulgação / Olimpíada Brasileira de Astronomia e  Estudantes brasileiros ganham medalha em Olimpíada Internacional (Imagem:Divulgação / Olimpíada Brasileira de Astronomia e ) Estudantes brasileiros ganham medalha em Olimpíada Internacional

A IOAA é dividida em atividades individuais e em grupo, que são contabilizadas separadamente. A primeira envolve provas práticas e teóricas de astronomia e astrofísica. Nas provas individuais, os brasileiros Allan Costa e Daniel Mitsutani ficaram com a medalha de bronze. Já Daniel Charles Heringer Gomes, Felipe Vieira Coimbra e Pedro Guimarães Martins ficaram com a menção honrosa.

Já a atividade em equipe combina teoria, observação e análise de dados. Na prova que rendeu medalha de prata para o Brasil, o grupo teve que calcular, em 90 minutos, a trajetória de dois mísseis que deveriam atingir um asteroide que estava em rota de colisão com a Terra. Os participantes só puderam utilizar réguas, massa de modelar e barbante na resolução da questão. A medalha de ouro na prova por equipe ficou com o Canadá, e a de bronze com a Lituânia. Com informações do Terra

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.