Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Estudantes terão acesso à educação em tempo integral em Teresina

Segundo o secretário municipal de educação Kleber Montezuma, as primeiras escolas que funcionarão neste novo modelo começarão a partir de fevereiro deste ano.

A prefeitura de Teresina realizará um programa piloto em 18 escolas da rede de municipal de educação para a implantação de escolas em tempo integral para estudantes do ensino regular e educação infantil. Mais profissionais serão contratados e os recursos partirão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica - Fundeb. As primeiras escolas que funcionarão neste novo modelo começarão a partir de fevereiro deste ano. As informações são do secretário municipal de educação Kléber Montezuma.

“Em todas as zonas da cidade teremos escolas e creches funcionando em tempo integral, 2.300 alunos. Nós iniciaremos o nosso plano de implantação do ensino integral com 18 escolas, sendo 8 escolas do ensino fundamental, que atendem crianças dos 06 até aos 14 anos de idade, e 10 de educação infantil, que atendem crianças com 05 anos”, afirmou o secretário.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Kleber MontezumaKleber Montezuma

Atualmente, a Prefeitura de Teresina possui cerca de 300 escolas e pretende que, pelo menos 150 delas tenham aderido ao modelo de ensino até 2024, para ficar dentro das metas do Plano Nacional de Educação. “Para nós é uma novidade [Tempo Integral], vamos aprender fazendo. Vamos fazer parcerias com as escolas, diretores, pedagogos, e com as famílias. Iremos começar com poucas escolas porque dá para trabalhar melhor dessa forma. A implantação em toda a rede irá demorar muito, porque temos muitas escolas”, comentou Montezuma.

Ainda de acordo com Montezuma, atualmente, um aluno da rede munipal custa anualmente R$ 2.800,00. No modelo de ensino em tempo integral o investimento deve ser dobrado e orçamentado em R$ 5.600,00 reais ao ano. “Esse é um investimento que vale a pena, porque as crianças ficarão fora da zona de vulnerabilidade social”, ressalta Kléber.

Ele ainda afirmou que a carga horária dos atuais professores não será afetada e que serão feitas novas contratações para que as atividades complementares sejam realizadas. “O ensino regular terá a carga horária mais expandida, e no contra turno serão prestadas atividades complementares como reforço escolar, xadrez, judô, etc. A tendência é a escola ficar mais atrativa do que a rua. Dentro da escola eles terão a oportunidade de ter contato com a arte, a cultura e ao esporte”, concluiu.
 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.