Piauí

Estudo aponta que 79% das cidades do Piauí terão novos prefeitos

Os dados são da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que tem como base números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

PRISCILA CALDAS

- atualizado

Nesta semana, foi apresentado um estudo feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre as eleições municipais de 2016, onde os números dos candidatos eleitos a prefeito no último domingo (2) têm como base dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os dados apontam que no Piauí dos 224 municípios do Estado, 166 (79%) terão novos prefeitos a partir de 2017, e 48 cidades (21%) continuarão com o mesmo chefe do executivo estadual. O GP1 relacionou alguns políticos que não conseguiram a reeleição nos municípios aos quais estão governando atualmente. Para conferir, basta clicar aqui!

  • Foto: Divulgação/CNMEstudo da CNMEstudo da CNM

Números no Brasil

Após a apuração do primeiro turno das eleições municipais, 5.348 municípios já possuem prefeitos eleitos e o segundo turno será realizado em apenas 55 Municípios. Há ainda indefinição quanto a gestores eleitos em 165 localidades (eleição pendente de apuração). Diferentemente das eleições municipais de 2012, onde no primeiro turno já haviam sido eleitos 5.514 municípios, ficando apenas 50 municípios para a reeleição e 4 em situação pendente.

Das 2.181 candidaturas à reeleição, 1.022 (46,85%) foram reeleitas, entretanto, este número caiu quando comparado às últimas eleições. Em 2012, 2.736 perfeitos eram candidatos à reeleição e destes 1.505 (55%) venceram em primeiro turno.

Segundo a CNM, este tipo de comportamento eleitoral necessita de um estudo aprofundado para verificarmos quais as determinantes que culminam neste resultado. Inúmeros fatores podem ser citados: estratégias durante o mandato, gastos com a campanha, cumprimento de promessas eleitorais, dentre outras, mas como dito, não podemos fazer estas afirmações sem realizarmos uma análise concreta.

Mais conteúdo sobre:

Link do texto:

Estudo aponta que 79% das cidades do Piauí terão novos prefeitos
http://www.gp1.com.br/noticias/estudo-aponta-que-79-das-cidades-do-piaui-terao-novos-prefeitos-402538.html

© 2007-2016 GP1 - O Primeiro Grande Portal do Piauí. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.