Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Estudo da OMS aponta que tabagismo pode matar 8 milhões por ano

Custos com saúde e perda de produtividade relacionadas ao uso do cigarro superaram a receita obtida com impostos sobre o fumo.

De acordo com um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos publicado nesta terça-feira (10), o tabagismo custa à economia global mais de 1 trilhão de dólares por ano em gastos com saúde e perda de produtividade e matará um terço a mais de pessoas até 2030.

Atualmente, o custo estimado com saúde, por exemplo, supera amplamente as receitas globais com os impostos sobre o fumo, que a OMS colocou em cerca de 269 bilhões de dólares em 2013-2014. "O número de mortes relacionadas ao tabaco deverá aumentar de cerca de 6 milhões de mortes para cerca de 8 milhões anualmente até 2030, sendo que mais de 80% delas vão ocorrer em países de baixa e média renda", diz o estudo.

  • Foto: Reuters/Lisi Niesner/File PhotoTabajismoTabajismo

De acordo com o G1, os cientistas afirmam que o uso do fumo é a maior causa evitável de morte globalmente. "É responsável por provavelmente mais de 1 trilhão de dólares em custos de saúde e perda de produtividade a cada ano", disse o estudo, revisado por mais de 70 especialistas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.