Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Estudo diz que embalagens de fast food trazem risco à saúde

Exposição a substâncias está associada ao câncer, desordem da tireoide, supressão imune, baixo peso ao nascer e diminuição da fertilidade.

Papeis à prova de gordura e caixas, que geralmente embrulham hambúgeres, batatas fritas, tacos e doces, muitas vezes contêm produtos químicos antiaderentes que podem passar para os alimentos, aponta estudo publicado na revista “Environmental Science and Technology Letters”, que testou mais de 400 amostras de 27 redes de fast food nos Estados Unidos.

De acordo com o G1, o estudo mostra que quase metade dos embrulhos de papel e 20% das amostras de papel-cartão, como caixas de batatas fritas e pizza, continham flúor, um marcador para produtos químicos altamente fluorados usados em tapetes resistentes a manchas, utensílios de cozinha antiaderentes e roupas impermeáveis, conhecidos como substâncias PFAS (perfluoroalquiladas e polifluoroalquiladas).

  • Foto: DivulgaçãoFast FoodFast Food

"Os embrulhos para comida Tex-Mex, sobremesas e pães eram os mais propensos a conter flúor", disse o estudo. Os pesquisadores alertaram que a exposição a alguns PFAS está associada ao câncer, desordem da tireóide, supressão imune, baixo peso ao nascer e diminuição da fertilidade.

"Essas substâncias químicas foram associadas a vários problemas de saúde, por isso é preocupante que as pessoas estejam potencialmente expostas a elas em alimentos", disse a autora principal do estudo, Laurel Schaider, química ambiental no Instituto Silent Spring.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.