Fechar
GP1

Saúde

EUA confirma caso de zika transmitido por relação sexual

Esse é o segundo caso de transmissão do vírus nos Estados Unidos através do sexo.

Imagem: Adilson RibeiroClique para ampliardd(Imagem:Imagem: Divulgação)Transmissão de zika através do sexo é confirmada
Um caso de infecção do zika vírus através da relação sexual foi confirmado ontem (02) no Texas, nos Estados Unidos. O contágio foi relatado por um paciente contaminado após fazer sexo com uma pessoa que teria voltado da Venezuela, já infectado, segundo a BBC.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) está acompanhando o caso e alerta que mulheres grávidas ou que queiram engravidar usem proteção e consultem um médico, caso o parceiro tenha sido vítima da doença. Ainda não se sabe quanto tempo o vírus pode ficar no sêmen.

Esse é o segundo caso transmitido através da relação sexual. A primeira ocorrência aconteceu em 2008, quando um homem foi infeccionado na África e transmitiu o zika para a parceira após voltar aos EUA.

Após a confirmação do fato, autoridades norte-americanas anunciaram que vão adotar medidas preventivas para evitar que novas ocorrências aconteçam, como a obrigação do uso de camisinha para homens.

Primeira forma de transmissão

O vírus é transmitido para o ser humano através da picada do mosquito Aedes Aegypti (mesmo transmissor da dengue e do chikungunya) e está ligado ao aumento de casos de microcefalia – malformações congênitas que acontecem quando o bebê nasce com o cérebro menor que 34 cm e pode sofrer complicações físicas e mentais – em pelo menos 22 países.

Emergência mundial
Na última segunda-feira (1º), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a epidemia como situação de emergência internacional de saúde pública. O Brasil é o país mais atingido, com um milhão e meios de casos, seguido da Colômbia, com mais de 20.000.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.