Fechar
GP1

Política

Evaldo se posiciona contra proposta da lista fechada no Congresso

Evaldo Gomes acredita que a proposta será derrotada pela maioria dos congressistas na Câmara Federal.

O deputado estadual Evaldo Gomes (PTC) se pronunciou sobre o projeto de Reforma Política que discute no Congresso Nacional a possibilidade de adoção do modelo de votação em lista fechada.

Lista fechada seria uma forma em que o eleitor não escolheria o candidato de sua preferência na eleição do próximo ano. Ele seria obrigado a votar apenas no partido e este seria responsável por selecionar que político assumiria a vaga.

Por esse modelo, as legendas mais votadas apresentariam ao eleitorado, antes do pleito, os nomes dos candidatos em uma lista com ordem pré-estabelecida. Para Evaldo Gomes, é uma forma de maus políticos, aqueles que respondem por algum tipo de processo, se esconderem do desgaste das investigações

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Evaldo GomesEvaldo Gomes

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Evaldo Gomes, se mostrou totalmente contra a adoção deste modelo e lembrou ainda que é uma maneira de privar a população da escolha do processo eleitoral.

"O Congresso Nacional deveria fazer uma discussão mais ampla sobre as reformas. Temos que levar em consideração que ano após ano existe uma discussão sobre reforma e quase nunca a população é escutada. A lista fechada, por exemplo, pretende encobrir os políticos que fizeram coisas erradas, principalmente, aqueles que aparecem na Operação Lava Jato da Polícia Federal. Tenho certeza que a população não aceita isso”, afirmou.

Evaldo Gomes acredita que a proposta será derrotada pela maioria dos congressistas na Câmara Federal. “Os maiores prejudicados serão os eleitores, que não poderão escolher aquele candidato pelo qual se tem mais simpatia. Acredito que não irão aprovar”. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.