Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Evento na FIEPI marca lançamento do 7º Ciclo do Inova Moda

Trata-se de um estudo que revela as tendências da moda para a estação.

Foi lançado nesta segunda-feira, 22, às 19 horas, na Federação das Indústrias do Estrado do Piauí (FIEPI), o 7º Ciclo do Inova Moda - Inverno 2018. Trata-se de um estudo que revela as tendências da moda para a estação. A publicação do SENAI traz como título "Utopias" e os conceitos, estudos e inovações que irão nortear as coleções do inverno 2018. A elaboração do caderno conta com a participação de 59 técnicos do SENAI dos Departamentos Regionais do país.

O caderno é dividido em três capítulos. O primeiro intitulado “Conceito I – Coexistência” trata da valorização do artesanato e da cultura local na criação de uma identidade própria a partir das expertises locais. O segundo, intitulado “Conceito II - Versão Beta” aborda as iniciativas e os impactos da indústria 4.0 neste universo da moda com base nos novos avanços e sugere possibilidades sobre como as empresas do segmento devem se posicionar neste novo mercado. O terceiro e último capitulo do caderno, intitula-se “Alacarte” e aborda como as tecnologias podem estar atreladas ao segmento da moda em suas diversas nuances.

  • Foto: Divulgação/AscomInova ModaInova Moda

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Francisco Neto, deu as boas vindas aos participantes justificando a ausência do presidente da instituição, Zé Filho, o qual se encontrava em viagem de trabalho, mas tratando de assuntos de interesse do segmento industrial do Estado. “Façam bom proveito deste evento! Isso mostra que apesar da situação atual do país o Sistema FIEPI tem procurado trazer ações desta natureza buscando a melhoria e a competitividade das nossas indústrias”, pontuou.

O Diretor Regional do SENAI e Superintendente do SESI, Mardônio Neiva falou da importância do evento afirmando que o projeto é inovador e de vanguarda. “Esse setor é dinâmico, que gera riqueza e emprega um universo de trabalhadores, com isso o SENAI em parceria com o SEBRAE promove um evento como este que promove o aquecimento deste segmento industrial com essas valorosas informações”, explicou.

A Consultora Técnica do SENAI do Piauí, Madalena Ribeiro, antes de iniciar a palestra, falou que entre as suas diversas atividades voltadas para o setor disse que o Inova Moda é a “menina dos seus olhos”, pois, além de revigorá-lo, traz para o Piauí aquilo que é mostrado em todas as partes do país”, afirmou.

O presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário e Calçados de Teresina, Francisco Marques de Melo, enalteceu iniciativa do SENAI e do SEBARE afirmando que o projeto é de grande valia para o desenvolvimento do setor. “Este é a 7ª edição do Inova Moda. Para se ter ideia nós estamos trabalhando o que foi apresentado para 2017 e este agora já é para 2018. Estou há 34 anos neste ramo e uma das coisas mais importante que já vi foi este projeto, por isso temos que valorizar e parabenizar essas duas instituições que trouxeram o Inova Moda para o Piauí”, ressaltou.

A gerente da área de indústria do SEBRAE/PI, Mirna Rocha, falou da parceria entre o SENAI e o SEBRAE em torno do projeto ressaltando que “hoje o Piauí está recebendo o lançamento da nova edição do Inova Moda, um projeto que tem se firmado em prol do engrandecimento do setor têxtil no Estado. É uma parceria vitoriosa essa do SENAI com o SEBRAE”, afirmou.

Para o professor de moda da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ascanio Wanderley, o evento dentro do contexto da moda é muito importante para as pessoas ligadas ao setor. Segundo ele, elas recebem um caderno recheado de informações e com isso podem atualizar-se.

A empresária Suzana Souza estava radiante em participar de mais um ciclo do Inova Moda. “Eu estou contente em estar aqui novamente, já que no ano passado também participei. Esse projeto traz muitas novidades para nós, que não temos a oportunidade de viajar para grandes eventos. São informações e orientações importantíssimas”, ressaltou.

Dentro da programação de lançamento do Caderno Inova Moda serão realizadas quatro oficinas esta semana. Confira abaixo:

Terça-feira, dia 23: Oficina de Criativação (Criação)

Quarta-feira, dia 24: Oficina de Desenvolvimento de Produto

Quinta-feira, dia 25: Oficina Olhar da Forma (Modelagem)

Sexta-feira, Dia 26: Ensaios para Elaboração de Ficha Técnica

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.