Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Evento Outubro Rosa alerta sobre prevenção ao câncer de mama em Teresina

O evento tem como objetivo alertar e conscientizar as mulheres acerca da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode ser curado se descoberto cedo.

Milhares de pessoas participaram da 13° edição da caminhada do Outubro Rosa, realizada na manhã desse domingo (6) na Avenida Raul Lopes. A programação teve início às 7h e após a caminhada, os participantes se dirigiram para a praça de alimentação do Teresina Shopping, no bairro Noivos, zona leste de Teresina.

Segundo a secretária da Fundação Maria Carvalho Santos e voluntária no evento, Adriana Napoleão, o evento tem como objetivo alertar e conscientizar as mulheres acerca da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode ser curado se descoberto cedo.

  • Foto: Willyan Ricardo/GP1Adriana NapoleãoAdriana Napoleão

“Inicialmente, a mulher tem que se tocar, ela tem que fazer o autoexame da mama, ela mesma. Às vezes ela consegue identificar algum nódulo, algum caroço, algum sinal. Então, ela deve procurar um médico, o ideal seria que ela procurasse o mastologista, que é o médico da mama. É ele que vai fazer a análise e ver a possibilidade de fazer outros exames investigativos e fazer o diagnóstico”, disse Adriana.

  • Foto: Willyan Ricardo/GP1Voluntários do evento Outubro RosaVoluntários do evento Outubro Rosa

Estima-se que cerca de 11 mil pessoas tenham participado do evento. “Ano passado a gente teve 11 mil pessoas, esse ano ainda não temos essa estimativa, mas deve estar em torno disso porque tivemos muita gente participando da caminhada”, ressaltou a voluntária.

Gilda participou da caminhada pela primeira e ressaltou a importância de um evento como esse para a Capital. “É a primeira vez que participo, mas acompanho sempre. A minha irmã sempre está presente. Eu estou gostando, é muito bom, é um evento muito proveitoso, porque muitas pessoas participam isso é muito gratificante”, afirmou Gilda.

  • Foto: Willyan Ricardo/GP1Concentração na praça de alimentação do Teresina Shopping após a caminhadaConcentração na praça de alimentação do Teresina Shopping após a caminhada

Gorete, irmã de Gilda, participou várias vezes da caminhada e disse que aproveita o evento para realizar o exame de mamografia. "Todos os anos eu participo do evento Outubro Rosa. E eu gosto muito de participar, da alegria e do evento em si. Eu faço o exame também, esse é um dos motivos que também participo e eu acho muito bom”, disse Gorete.

Programação

A programação teve início às 7h, com a "Corrida Rosa", que depois seguiu com a caminhada e finalizou na praça de alimentação do Teresina Shopping.

Houve ainda a distribuição de senhas para a realização de exames de mamografia. A animação do evento ficou por conta de Patrícia Mellodi.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.