Piauí

Ex-prefeito Isael Macedo Neto é condenado a 11 anos de reclusão

Os fatos que levaram à condenação dos réus são decorrentes de investigação policial denominada Operação Geleira.

THAIS GUIMARÃES
DO GP1

O juiz federal da Subseção Judiciária de São Raimundo Nonato, Pablo Enrique Carneiro Baldivieso, emitiu mandado de prisão, decretando a pena de 11 anos e quatro meses de reclusão para o ex-prefeito de Caracol, Isael Macedo Neto, e de nove anos de reclusão para os ex-secretários municipais Yuldeman Ribeiro Dias de Macedo e Idilvan Ribeiro Dias de Macedo, sendo todos em regime fechado e sem direito ao benefício de recorrer em liberdade.

De acordo com o Ministério Público Federal, entre janeiro de 2009 e setembro de 2011, o ex-prefeito do município de Caracol, Isael Macedo Neto, teria desviado R$ 1.305422,39 (um milhão, trezentos e cinco mil, quatrocentos e vinte e dois reais e trinta e nove centavos) do erário público.

O ex-prefeito teria simulado a aplicação dos recursos repassados em notas fiscais duvidosas com a ajuda do ex-secretário municipal de Administração de Finanças, Yuldeman Ribeiro Dias de Macedo, e do ex-secretário municipal de Saúde, Idilvan Ribeiro Dias de Macedo.

Yuldeman Ribeiro Dias de Macedo foi acusado de colaborar com o então gestor no desvio de verbas, simulando pagamentos de produtos discriminados em notas fiscais adquiridas de empresários e intermediários. Idilvan Ribeiro Dias de Macedo teria reconhecido e autorizado as despesas referentes a produtos não adquiridos pela Prefeitura de Caracol.

De acordo com a sentença proferida dia 13 de janeiro de 2016, a materialidade e a autoria dos delitos foram devidamente comprovadas. Os réus também foram condenados à inabilitação, por cinco anos, ao exercício de cargo ou função pública.

Os fatos que levaram à condenação dos réus são decorrentes de investigação policial denominada Operação Geleira.

Prisões

De acordo com a Polícia Federal, os ex-secretários Yuldeman Ribeiro Dias de Macedo e Idilvan Ribeiro Dias de Macedo foram presos na manhã desta segunda-feira (18), sendo encaminhados para o presídio de São Raimundo Nonato. Ainda segundo a PF, o ex-prefeito de Caracol, Isael Macedo Neto, continua foragido.





Link do texto:

Ex-prefeito Isael Macedo Neto é condenado a 11 anos de reclusão
http://www.gp1.com.br/noticias/ex-prefeito-isael-macedo-neto-e-condenado-a-11-anos-de-reclusao-388415.html

© 2007-2016 GP1 - O Primeiro Grande Portal do Piauí. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.