Fechar
GP1

Luzilândia - Piauí

Ex-prefeito Vicente Sabóia é preso na cidade de Luzilândia

Vicente Sabóia foi condenado por malversação de recursos públicos, especialmente verbas do antigo Fundef, mediante a utilização de notas fiscais falsas.

A Polícia Civil prendeu por volta das sete horas desta terça-feira (22), o ex-prefeito de Luzilândia, Vicente Sabóia de Meneses Neto, conhecido como 'Dr. Vicente Sabóia', condenado em 2010 a 05 anos de prisão pela Justiça Federal por crime de responsabilidade previsto no art.1°, Inciso II, do Decreto Lei 201/667.

O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Adonias Ribeiro de Carvalho Neto, da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí, atendendo requerimento do Ministério Público Federal já em consonância com a decisão do Supremo Tribunal Federal que permite a possibilidade de prisão após uma condenação por colegiado de segunda instância. O mandado foi cumprido na cidade de Luzilandia e Vicente Sabóia esta sendo conduzido para Teresina para iniciar o cumprimento da pena. 

Ao GP1, o titular da Delegacia da Polícia Civil (DPC) de Luzilândia, delegado Maikon Kaestner, informou que Vicente Sabóia está sendo encaminhado para a Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira.

  • Foto: Facebook/Vicente Sabóia de Meneses Neto SabóiaVicente Sabóia de Meneses NetoVicente Sabóia de Meneses Neto

Sobre o momento da prisão, o delegado Maikon Kaestner comentou que não houve resistência por parte do ex-prefeito. “Ele é médico, senhor de idade [58 anos] e não resistiu à prisão. No momento, ele estava saindo de casa, para levar o filho à escola. Foi uma precatória da Justiça Federal e a gente deu cumprimento”, disse.

Entenda o caso 

Vicente Sabóia de Meneses Neto foi denunciado à Justiça Federal pelo MPF acusado de malversação de recursos públicos, especialmente verbas do antigo Fundef, mediante a utilização de notas fiscais falsas. As irregularidades resultaram na desaprovação das contas do ex-gestor pelo Tribunal de Contas dos Estado nos anos de 1998, 1999 e 2000. O ex-prefeito foi condenado em 10 de setembro de 2010 a 5 anos de reclusão.

Em 14 de janeiro de 2013 o Tribunal Regional Federal da 1ª região negou provimento a apelação do ex-prefeito, confirmando a condenação.

Em 07 de junho de 2016 o juiz Agliberto Gomes Machado, da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí atendeu requerimento do MPF e determinou a expedição do mandado de prisão em desfavor de Vicente Sabóia. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.