Fechar
GP1

Política

Ex-presidente da Petrobras é convidado a prestar explicações na Câmara

Compra da refinaria pela Petrobras é investigada pelo TCU e PF.

Nesta terça-feira (22) foi protocolado pelo líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), requerimentos para que o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli seja convidado a prestar explicações em duas comissões da Casa - a de Fiscalização Financeira e Controle e a de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarEx-presidente da Petrobras vai a Câmara prestar explicações.(Imagem:Divulgação)Ex-presidente da Petrobras vai a Câmara prestar explicações.
A atitude foi tomada porque existe uma "guerra de versões" entre o governo federal e a antiga direção da Petrobras sobre a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), negócio que gerou um prejuízo de US$ 530 milhões à estatal. O ex-presidente comandava a petroleira enquanto Dilma chefiava a Casa Civil e o conselho de administração da estatal, na época em que a Petrobras obteve metade da refinaria norte-americana da empresa belga Astra Oil.

Através de nota oficial, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, publicou em maio que o conselho de administração presidido por Dilma aprovou a compra da refinaria do Texas com base em um documento "técnica e juridicamente falho". Segundo o comunicado, o relatório entregue aos conselheiros omitia duas cláusulas que, posteriormente, obrigaram a estatal a comprar a parte da Astra Oil.

Gabrielli assumiu a responsabilidade no relatório entregue ao conselho administrativo, mas dividiu o ônus com a chefe do Executivo federal. "Eu sou responsável. Eu era o presidente da empresa. Não posso fugir da minha responsabilidade, do mesmo jeito que a presidente Dilma não pode fugir da responsabilidade dela, que era presidente do conselho. Nós somos responsáveis pelas nossas decisões. Mas é legítimo que ela [Dilma] tenha dúvidas", disse o ex-presidente da Petrobras.

No requerimento de convite a Gabrielli, o líder do DEM afirma que as versões conflitantes do ex-presidente da Petrobras e da presidente Dilma Rousseff “deixam mais nebuloso o caso Pasadena” e reafirmam “a necessidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que trate exclusivamente dos ‘malfeitos’ na Petrobras”. Com informações do G1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.