Fechar
GP1

Mundo

Ex-presidente de Israel e Nobel da Paz morre aos 93 anos

Shimon Peres havia sido internado no último dia 13, após sofrer um AVC.

O presidente e ex-primeiro-ministro israelense, Shimon Peres morreu na noite desta terça-feira (27), aos 93 anos, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Peres foi um dos ganhadores do Nobel em 1994 pelos chamados Acordos de Paz de Oslo, concluídos com Yitzhak Rabin e Yasser Arafat.

Shimon Peres estava sedado e sob respiração assistida na unidade de tratamento intensivo do hospital Tel-Hashomer de Ramat Gan, na região de Tel Aviv, onde morreu. De acordo com o G1, ele era conhecido por defender um Oriente Médio no qual Israel pudesse conviver em paz com os vizinhos árabes e palestinos.

  • Foto: Dan Balilty / APShimon Peres Shimon Peres

Peres também era firme apoiador de uma cooperação econômica que firmasse a paz com os países vizinhos e era reconhecido por ter sido o principal defensor do programa nuclear israelense e de sua indústria aeronáutica, um dos principais fatores para vencer os países árabes em pelo menos cinco guerras.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.