Fechar
GP1

Piauí

Fábio Abreu garante que trabalho contra incêndios é contínuo

“O trabalho vai continuar. Todas as equipes que aqui estão continuarão trabalhando junto conosco. O estado de alerta e prontidão continuam”, destacou o secretário de segurança pública.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí apresentou na manhã desta sexta-feira (21) um balanço dos últimos seis dias sobre a Operação Integrada de Combate às Queimadas no Estado, como também expôs as novas estratégias que serão adotadas pela pasta, a fim de conter outros focos de incêndio.

“O principal objetivo da reunião é fazer uma avaliação dos últimos dias e expor nosso planejamento para os próximos dias. De antemão, eu quero agradecer primeiramente a Deus por tudo que a gente passou e finalmente com esse advento da chuva. Isso aí sem sombra de dúvidas é só pela força de Deus e assim podemos conseguir avançar. Mas também agradecer aqueles que direta ou indiretamente participaram desse evento, colaboraram para que a gente fizesse frente a esse problema”, iniciou Fábio Abreu.

  • Foto: Priscila Caldas/GP1Fábio AbreuFábio Abreu

Dados
Os dados em números apresentados pela SSP são os seguintes:
Agentes de segurança: 131;
Número de ocorrências de fogos em vegetação: 65;
Carros-pipa: 6;
Aeronaves: 5;
Quantidade de água despejados pelas aeronaves: 295 mil litros;
Horas de vôos das aeronaves: 51 horas e 46 minutos.

  • Foto: Priscila Caldas/GP1Reunião na Secretaria de Segurança Pública do PiauíReunião na Secretaria de Segurança Pública do Piauí

Órgãos
O secretário de segurança pública agradeceu o apoio aos distintos órgãos e pessoas que colaboraram com a Força Tarefa de Combate a Incêndios no Piauí. Os órgãos são: o Corpo de Bombeiros, cujo comandante é o coronel Carlos Frederico, e subcomandante, coronel Drumond; a Polícia Militar (o comandante é o coronel Carlos Augusto); o comandante do 25º Batalhão de Caçadores (representante do Exército Brasileiro), o coronel Paulino; o coronel Gomes na coordenação aérea; a Secretaria de Estado da Defesa Civil, representada por Vitorino; a Polícia Civil (PC) na pessoa do Delegado Geral, Riedel Batista; o piloto das aeronaves e a Polícia Rodoviária Federal (PRF); além da equipe administrativa, de apoio e de logística da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).

“Gostaria de agradecer também ao Estado do Ceará por ter disponibilizado uma aeronave, em que o comandante era o major Fernando, para nos ajudar a conter esses focos de incêndios no Piauí. Quero agradecer a eles de forma bem especial”, afirmou Fábio Abreu.

“O trabalho vai continuar. Todas as equipes que aqui estão continuarão trabalhando junto conosco. O estado de alerta e prontidão continuam”, complementou.

Governo do Estado do Piauí

Fábio Abreu frisou também a iniciativa do Governo do Estado na criação da Força Tarefa de Combate a Incêndios. “Quero destacar o governador Wellington Dias, que convocou uma reunião antecipada, para juntos combatermos esses focos de incêndio. Ele teve essa preocupação, essa sensibilidade e esteve sempre acompanhado o andamento dos trabalhos. Acompanhando através de um grupo no whatsApp, em que ele tinha conhecimento desse processo. Ele sempre dava opinião e a gente agradece essa dedicação a mais, embora nós como gestor temos essa obrigação, mas precisamos destacar isso do governador”, disse.

O GP1 ouviu os pontos destacados por alguns órgãos durante a atuação de cada um deles no combate a incêndios no Piauí.

Corpo de Bombeiros

“Nós estamos muito satisfeitos com os resultados do trabalho. Nós fizemos a contenção dos focos de incêndio que geraram perigo em algumas regiões. A integração foi um fator importante nesse processo de sucesso na execução dos trabalhos que temos. Nós saímos de uma situação de crise, para uma de controle. Continuamos com um trabalho contínuo e continuaremos em prontidão, com plano de chamada pronto para ser acionado, e também com equipes do Corpo de Bombeiros que continuam trabalhando nesse sentido do processo de observação”, frisou o coronel Carlos Frederico.

  • Foto: Priscila Caldas/GP1Coronel Carlos AugustoCoronel Carlos Augusto

Exército Brasileiro

“Em nome do comando do 25º Batalhão de Caçadores, representando o Exército Brasileiro na guarnição de Teresina, para nós sempre é uma satisfação podermos apoiar. Nós somos parceiros há muitos anos. Sempre que o governador do Estado, a Secretaria de Segurança Pública, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar precisar do apoio do nosso Batalhão, nós nos encontramos em condições e dentro das nossas possibilidades, nós fazemos questão de participar dessas ações integradas, contribuindo na melhoria do estado de vida das pessoas, principalmente em virtude de uma necessidade/premência de calamidade pública. Para nós é uma honra trabalharmos juntos”, disse o coronel Paulino.

Polícia Militar

“Quero acrescentar a importância de toda integração de todo sistema da segurança pública, da defesa civil, do Exército Brasileiro. A gente mostrou que as instituições funcionam. O governador conduziu o trabalho, participou do nosso grupo e até mandando ideias. Agradeço e reconheço o trabalho do policiamento aéreo, através do coronel Gomes. Muito importante desde o primeiro momento para localizar os focos de incêndio e orientar o Corpo de Bombeiros por terra. Essa é a nossa missão. Exatamente isso. Trabalhar e integrar a Polícia Militar nas ações da defesa civil e da segurança pública. Agradecer também a Deus que mandou chuva para todos nós e socorreu de forma determinante para que esses focos de incêndio fossem diminuídos”, destacou o coronel Carlos Augusto.
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.