Fechar
GP1

Piauí

Fábio Novo pretende resgatar as tradições culturais do Piauí

Ao assumir a Secretaria da Cultura, Fábio Novo enumera suas principais metas.

 No que depender do planejamento e desejo do secretário Fábio Novo, a cultura piaueinse vai ganhar um novo impulso. Os desafios são grandes, mas ele garante que alguns projetos serão realizados. “Vamos trabalhar em alguns eixos”, disse, enfatizando que entre suas metas está o resgate de marcas e tradições culturais que, ao longo do tempo, estão se esvaindo.
Imagem: Lucas Dias/GP1Fabio Novo(Imagem:Lucas Dias/GP1)Fabio Novo
Em Oeiras, por exemplo, vai desenvolver o curso de bandolins, uma tradição que precisa ser retomada e transmitida às novas gerações. “Vamos firmar parceria com o Instituto Histórico de Oeiras e retomar as aulas de bandolins”, comenta o gestor.

O secretário também destaca a forte tradição da sanfona nos municípios de São Raimundo Nonato e Dom Inocêncio. Embora, nessa região, conte com algum trabalho de difusão feito de forma isolado, ele planeja estruturar a escola de sanfona. A ideia é levar o modelo já aplicado em Bom Jesus, que funciona muito bem com a escola de rabeca.“A rabeca é uma tradição com mais de 200 anos e hoje há três rabequeiros vivos. Foi acertado com a Escola de Música de Teresina o envio de professor, uma vez por semana, trabalhar com 30 alunos de 16 a 22 anos”, explica, lembrando que, em setembro deste ano, a proposta é contar com apresentação dessa nova geração já no Festival da Rabeca naquela cidade.

Fábio cita ainda o potencial de Piripiri para o humor e a ideia é montar uma oficina permanente.

Outra cidade destacada é Floriano, com sua vocação para as artes cênicas. Durante todo o ano, a cidade com o Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet) tem uma agenda intensa, que envolve Paixão de Cristo, festivais de teatro e cinema, realização de montagens e estreias. É uma cidade do interior que desponta no cenário artístico com mais de 20 grupos de teatrais.

Metas

No plano de metas do secretário está a pesquisa e identificação das potencialidades das diferentes regiões do estado e investir nessas particularidades, resgatando e promovendo a genuina cultura piauiense.

O secretário também dá importância aos espaços de culturas e comenta que já retomou as obras do Teatro Maria Bonita, de Floriano. Assim como este, outros espaços serão averiguados, reformados a partir de 2016 e reativados, já que eles são primordiais para o fazer e a promoção da cultura.

"Os desafios são grandes, mas o desejo de promover e dar visibilidade à cultura piauiense, com certeza, é bem maior. Queremos fortalecer a estrutura de escolas de dança, música e teatro. Aproveitando alunos e professores e levá-los ao interior”, diz Fábio.

A manutenção do calendário cultural também está na pauta do secretário de cultura e ele já tranquiliza o Piauí que o Encontro Nacional de Folguedos está garantido neste ano. “Vamos retomar outros projetos, como o Seis e Meia, continuar com o Boca da Noite, levando para algumas cidades do interior.

Apoio

Na área literária, Fábio pretende revitalizar a política de edição de autores piauienses através de uma parceria com a Academia Piauiense de Letras, que vai participar na seleção dos escritores. “Trabalharemos junto com a Seduc no sentido de levar essas edições para escolas e garantir a leitura dos autores locais”, diz, enfatizando que dentro dessa política de incentivo, vai lançar ainda edital para gravação de CDs de artistas piauienses.

Nessa nova empreitada, Fábio deixa claro que uma das pautas primordiais é ajudar o artista a produzir e divulgar a cultura. “Vamos capacitar o artista para se inscrever em editais. Temos bons exemplos de grupos da capital e interior que concorrem e são selecionados por serem organizados e atender aos requisitos. Em Bom Jesus temos uma associação organizada que participa de editais públicos, assim como em Floriano e Teresina, há o exemplo de Luís Sá, que funciona com o Projeto Música para Todos e tem êxito nos editais em que se inscreve”, diz, enfatizando que a meta é capacitar produtores e artistas a buscarem recursos com os editais.

A respeito dos Pontos de Cutura, o secretário falou dos 80 que funcionam com apoio do MinC e Governo do Estado. “Estamos resolvendo a questão da prestação de contas e todos eles já estão com recursos garantido para pagamento da 3ª parcela. Além da prestação de contas formal, queremos mostrar à população o trabalho desses Pontos, através da realização de amostras nos territórios e encerramento com grande evento em Teresina”, explica.

O secretário está otimista e diz que terá agenda com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e sua intenção é trazer a Caravana da Cultura ao Piauí.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.