Fechar
GP1

Piauí

Facebook disponibiliza ferramenta para prevenir suicídio

A cidade de Teresina apresenta altos índices de suicidio, principalmente entre os jovens.

O estado do Piauí, em especial Teresina, é conhecido no cenário local por um triste dado, o alto índice de suicídio entre os jovens. Apenas este ano, diversos casos chocaram a população da capital que se preocupa cada vez mais com as formas de evitar que novos casos aconteçam.

Paralelo a isso, a depressão e a ansiedade passam a ser conhecidas como as doenças do século e atingem especialmente os jovens. Alguns estudiosos classificam as patologias como um problema de saúde pública e afirma que elas serão “o mal do século”.

Em contrapartida, rede social Facebook disponibilizou, uma nova ferramenta que tem como objetivo prevenir o suicídio. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e considera que pessoas contemplando a ideia de suicídio podem emitir sinais de alerta em suas publicações nas redes sociais. O mecanismo, agora global, já era acessível aos usuários dos Estados Unidos e Austrália.

A ferramenta funciona da seguinte maneira: ao notar que um amigo realizou uma postagem que possa indicar tendência ao suicídio ou automutilação, o usuário poderá “denunciar a publicação”, mecanismo disponível na setinha que fica no canto superior direito ao post. O Facebook então mostrará uma janela onde pergunta o que está acontecendo, onde a resposta deve ser: "acredito que não deveria estar no Facebook". A questão seguinte será “O que há de errado”, quando o usuário poderá escolher a opção relacionada ao suicídio.

A pessoa que fez a postagem receberá uma mensagem avisando que um de seus amigos está preocupado com ele, isso sem identificar a pessoa que fez a denúncia, oferecendo algumas opções: enviar uma mensagem a um amigo, conversar com um agente do CVV pelo telefone, chat ou e-mail ou ainda receber dicas do que fazer. A pessoa que denunciou a publicação também receberá uma lista com indicações do que pode fazer: oferecer ajuda ao amigo, conversar com outros amigos e ver dicas de como abordar o assunto com a pessoa.
Imagem: Divulgação/FacebookUsuário receberá mensagem informando que um de seus amigos se preocupa com ele(Imagem:Divulgação/Facebook)Usuário receberá mensagem informando que um de seus amigos se preocupa com ele

De acordo com o espaço Bem Estar do site G1, o voluntário do CVV Carlos Correia, que trabalha no Centro desde 1992, o serviço deve diminuir os índices de suicídio. "Especialistas dizem que o suicídio pode ser prevenido em 90% das situações", disse. Ele observou que pessoas que tem pensamentos suicidas geralmente emitem sinais que podem ser detectados. "No Facebook, isso pode se manifestar de forma mais sutil, em frases como "estou sofrendo", em poemas de solidão postados de forma repetitiva... São sinais que vão se acumulando", afirmou Correia. "Postar algo como "qualquer dia eu sumo", por exemplo, é um super sinal de alarme."

Para suprir um possível aumento na demanda do CVV, o facebook vai contribuir com a organização oferecendo publicidade gratuita na rede social recrutando novos voluntários. O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.

Em Teresina o centro funciona com o apoio da Prefeitura e tem sede na Rua Álvaro Mendes, número 861, Centro sul, e atende através do número 3222-0000.
Imagem: Divulgação/FacebookFacebook dará dicas do que fazer para se sentir melhor (Imagem:Divulgação/Facebook)Facebook dará dicas do que fazer para se sentir melhor

O que fazer quando um amigo pede ajuda?

Para aqueles que possivelmente venham a receber um pedido de ajuda de um amigo que está considerando o suicídio, Carlos Correia dá algumas dicas:

- Nunca diga que está sem tempo; pode ser uma oportunidade perdida de ajudar a pessoa

- Não comece a elencar coisas ruins sobre a própria vida, incitando uma "competição de desgraças"

- Não diga algo como: "Do que está reclamando? Você tem tudo para ser feliz"

- Uma atitude simples como convidar o amigo para fazer uma caminhada já pode ser de grande ajuda

- Crie um ambiente favorável para que o amigo possa se abrir, sugerindo um lugar privado e tranquilo, por exemplo

- Apenas escutar o que o outro tem a dizer pode ser suficiente

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.