Fechar
GP1

Política

Fachin nega pedido de Temer para afastar Janot de investigações

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, é desta quarta-feira (30).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, rejeitou pedido da defesa do presidente Michel Temer para afastar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de investigações relacionadas a Temer. A decisão é desta quarta-feira (30).

O advogado do presidente, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, argumentou ser "público e notório" que Janot "vem extrapolando em muito os seus limites constitucionais".

Mariz disse, também, que a atuação do procurador é motivada, ao que "tudo indica", por questão "pessoal". O advogado acrescentou, ainda que Janot tem "ideia fixa" de acusar o presidente, se deixou "tomar por uma questão única, obstinada" e, "teimosamente", tenta destituir Temer.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoRodrigo JanotRodrigo Janot

O ministro Fachin considerou não haver indicação de parcialidade: "As alegações exteriorizadas pela defesa não permitem a conclusão da existência de relação de inimizade capital entre o presidente da República e o procurador-geral da República, tampouco que o chefe do Ministério Público da União tenha aconselhado qualquer das partes", escreveu Fachin.

Janot havia pedido, na semana passada, que o STF rejeitasse o pedido da defesa de Temer.

Investigações sobre Temer

Temer passou a ser investigado por Janot a partir das delações de executivos da JBS.

Em junho, o presidente foi formalmente denunciado por Janot ao Supremo pelo crime de corrupção passiva. Mas o STF só poderia analisar o caso se a Câmara autorizasse.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoMichel TemerMichel Temer

No último dia 2, a maioria dos deputados rejeitou o prosseguimento da denúncia para o STF. Com isso, o caso só será analisado quando terminar o mandato de Temer, em 31 de dezembro de 2018.

A PGR, no entanto, já prepara uma nova denúncia contra o presidente por, supostamente, integrar organização criminosa e obstruir a Justiça. Essa acusação também é formulada com base nas delações da JBS.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.