Fechar
GP1

Piauí

Faculdade Santo Agostinho se destaca no Ranking Universitário Folha 2014

A FSA teve 11, dos 15 cursos avaliados, classificados com a primeira colocação entre as instituições de ensino provada do Piauí

Desde 1998, a Faculdade Santo Agostinho tem se empenhado em atender as expectativas da sociedade no que tange a difusão de conhecimento. Tendo como pilares o ensino, a extensão e a pesquisa, a faculdade tem se destacado como uma das melhores instituições de Ensino Superior do Nordeste e uma das maiores do estado do Piauí. A mais recente demonstração da importância e excelência do trabalho desenvolvido pela Faculdade Santo Agostinho pode ser comprovada através dos resultados apresentados pelo Ranking Universitário Folha 2014. O ranking é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil, produzido pela Folha de São Paulo, desde 2012.

No ranking divulgado pela Folha, os cursos da FSA aparecem bem posicionados, alguns com grande destaque, como é o caso da Engenharia Elétrica, considerado o melhor do Piauí, entre instituições públicas e privadas. De acordo com o coordenador do curso, Prof. mestrando Francisco Abreu “esse é o resultado do empenho da Faculdade Santo Agostinho que tem um olhar muito sério quanto a qualidade do ensino e da qualificação dos professores, do corpo docente que busca sempre fazer o seu melhor, e ainda dos nossos alunos que acreditam no nosso trabalho e têm compromisso e dedicação com o curso. Com esse resultado, a nossa responsabilidade aumenta, pois teremos a obrigação de buscar melhorar cada vez mais o nosso trabalho e ainda nos motiva buscar sempre o alcançar nosso principal objetivo que é formar profissionais com excelência”.

No ranking, outro destaque é para o curso de Pedagogia da FSA, que ocupa a 2ª posição entre as instituições públicas e privadas no estado do Piauí, sendo superada apenas pela UFPI. “Portanto, entre todas as instituições privadas do estado é a 1ª colocada”, afirma Joara Delane, coordenadora do curso de Pedagogia na FSA.

De acordo com os dados do Ranking Universitário Folha 2014, no país, o curso de Pedagogia da FSA ocupa o 70º lugar entre as 999 instituições públicas e privadas que ofertam o curso de Pedagogia. “Parabéns a todos e a todas que colaboraram e colaboram para o sucesso do curso de Pedagogia da FSA. É gratificante coordenar uma equipe de profissionais que exerce com dedicação, competência técnica e humana a nobre missão de formar educadores! Os resultados apontam para o reconhecimento dos investimentos realizados pela Instituição, o compromisso do corpo docente e discente perante os desafios de indicadores de qualidade definidos para o ensino superior. Estamos cumprindo nossa Missão! Meu muito obrigada a todos que fazem a FSA, em especial aos professores e alunos”, afirma Joara Delane. Imediatamente após o resultado, a coordenadora recebeu inúmeras mensagens de professores, alunos e egressos do curso, festejando os resultados. “Estamos todos muito felizes com esse reconhecimento! Parabéns a TODOS que fazem o curso de Pedagogia da Fsa! Agradecemos pela dedicação e compromisso diário! Estimamos que continuemos trilhando caminhos para as melhores posições, reflexo de um ensino de excelência!”, afirmou a diretora de ensino Antonieta Lira.

A coordenadora também recebeu inúmeras mensagens de egressos, como a da egressa Rosimar Soares Costa. “É com imensa alegria que recebemos um resultado tão positivo como este. Fazemos votos de que continuemos juntos rumo ao alcance de tantas outras vitórias que virão”, afirma.

Na quinta-feira, Maria Aurilúcia Moreira da Silva também celebrou a conquista. “Notícias iguais a essa, nos dar ânimo para trabalharmos com mais prazer, porém é importante ressaltar que o sucesso se estende a todos que fazem a FSA , por isso, merecem palmas por terem contribuído com resultados exitosos iguais a esse”, disse.

A egressa Franciane Ribeiro Barbosa também comemorou a conquista de seu curso. “Professora Joara Delane, ao ler a notícia da terceira edição do Ranking Universitário Folha (RUF), divulgada esta semana, fiquei muito feliz com o resultado do curso de Pedagogia da FSA. São essas notícias, que me motivam e me fazem ter ainda certeza da escolha certa para a minha profissão. Claro que isso tudo não seria assim, se não existisse um corpo docente presente e comprometido com a faculdade. Em especial a senhora pela dedicação e compromisso”, afirmou.

A professora Regina Maria Bomfim, que atua no Núcleo de Apoio Pedagógico da FSA, também vibrou com os resultados. “Parabéns! E a todo corpo docente do curso de Pedagogia e corpo administrativo da FSA!”, disse.

O Prof. Me. Bernardo Melo Neto, coordenador do curso de Farmácia, destacou que o bom resultado do curso no Ranking é o resultado de um conjunto de ações. “As atividades desempenhadas pelos professores, em sala de aula, o empenho dos nossos alunos e o empenho da Faculdade Santo Agostinho em ofertar o melhor, tanto em recursos materiais quanto em recursos humanos para o curso de Farmácia, nos possibilitou alcançar esse resultado”, afirmou.

A FSA teve 15 cursos avaliados no levantamento deste ano. Destes, 11 ficaram com a primeira colocação entre as instituições de ensino privadas do Piauí: Administração, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Jornalismo, Pedagogia e Psicologia (veja a tabela abaixo).

Imagem: DivulgaçãoRanking Universitário 2014(Imagem:Divulgação)Ranking Universitário 2014
De acordo com os critérios considerados para a elaboração do ranking, o desempenho da FSA no ENADE e a qualificação do corpo docente, composto por mestres e doutores, com expressiva produção científica, favoreceram a boa avaliação da faculdade no Piauí. “O empenho da FSA em promover a formação de profissionais competentes e conscientes do seu papel enquanto agentes transformadores da sociedade, tem se refletido no reconhecimento que a faculdade obtém dentro e fora do estado, através de vários diagnósticos que são realizados sobre nossos cursos”, afirmou a diretora geral da Faculdade Santo Agostinho, Prof. Yara Lira.

Segundo a diretora, resultados como este, assim como a 1ª colocação no IGC – Índice Geral de Cursos do MEC, as boas notas obtidas pelos cursos no ENADE, o alto índice de aprovação dos alunos em exames avaliativos de órgãos como o Conselho Federal de Contabilidade e da Ordem dos Advogados do Brasil, atestam a qualidade do serviço.

Para elaboração do ranking, foram avaliados 40 cursos com maior número de ingressantes no país, em universidades, centros universitários e faculdades, utilizando como referencial para análise as seguintes fontes: bases de patentes brasileiras, bases de periódicos científicos, bases do MEC – Ministério da Educação – e pesquisas de opinião feitas pelo Datafolha.

A classificação dos cursos foi obtida a partir da análise da Qualidade do Ensino e da Avaliação de Mercado. No aspecto referente à qualidade do ensino, quatro indicadores foram considerados: 1) Pesquisa Datafolha com 611 professores que avaliam cursos de graduação para o Inep-MEC; 2) Proporção de docentes com doutorado e com mestrado na instituição (dados do MEC); 3) Proporção de professores com dedicação integral e parcial (dados do MEC); 4) Nota do curso no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). A base para o ranking quanto à Avaliação de Mercado, foi a Pesquisa Datafolha realizada com 1.970 profissionais da área de recursos humanos de empresas do país.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.