Piauí - Teresina

Famílias carentes tem direito a serviço funerário gratuito em Teresina

O serviço é um direito assegurado pela Lei Orgânica da Assistência Social 8.742/93.

LUCAS MARREIROS

- atualizado

Famílias em situação de vulnerabilidade social tem direito, desde o dia 1º de julho, a atendimento funerário gratuito em Teresina. O serviço é um direito assegurado pela Lei Orgânica da Assistência Social 8.742/93.

De acordo com a assistente social Roseane Mascarenhas o benefício incluiu o fornecimento da urna funerária (caixão) o serviço de tanatopraxia (conservação do corpo) e o traslado. "Quando o ente querido vem ao óbito e a pessoa é pega desprevenida e não tem condição financeira então ela pode pedir esse auxílio. Ela leva a documentação dela e do falecido e a certidão de óbito para o Plantão Funerário e de lá é encaminhado para funerária", explicou Roseane.

O Plantão Funerário de Teresina funciona na rua 1º de Maio, 295-345. Após a certificação, a família é encaminhada para a empresa contratada para prestação do serviço conforme contrato licitatório, a Funerária Lótus.

O serviço foi estruturado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas) e atende não só a capital como também a zona rural de Teresina.

Mais conteúdo sobre:

MAIS NA WEB