Fechar
GP1

Política

Fátima Sá critica proposta de terceirizar serviços do Hospital de Picos

Edital para contratação de empresa para administrar a unidade de saúde foi publicado no último dia 24 no Diário Oficial do Estado.

A vereadora Maria de Fátima Lacerda de Sá Barros (PSDB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Picos na tarde da última quinta-feira (3), para criticar a proposta do governo do estado que pretende terceirizar os serviços do Hospital Regional Justino Luz (HRJL).
Imagem: José Maria Barros/GP1Vereadora pede realização de audiência pública para tratar do assunto(Imagem:José Maria Barros/GP1)Vereadora pede realização de audiência pública para tratar do assunto
O edital com abertura do processo visando à contratação de uma organização social para administrar a unidade de saúde, foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 24 de agosto. A seleção da empresa está prevista para o próximo dia 10 de setembro na sede da Superintendência de Parcerias e Concessões, em Teresina.

A proposta de privatizar os serviços de saúde do Hospital Regional Justino Luz gerou desconfiança entre os vários segmentos sociais de Picos. Muitos deles já estão se organizando no sentido de barrar a iniciativa, que consideram nociva à população, principalmente os mais humildes que necessitam do SUS.
Imagem: José Maria Barros/GP1Vereadora usa a tribiuna para criticar processo de terceiriação do Hospital Regional Justino Luz(Imagem:José Maria Barros/GP1)Vereadora usa a tribiuna para criticar processo de terceiriação do Hospital Regional Justino Luz
“Já está decidido, com lançamento de edital publicado no Diário Oficial do Estado, para terceirização do Hospital Regional Justino Luz. Privatização, porque é alguém de fora que vem mandar. Na visão do governador Wellington Dias (PT), Picos não tem nenhum filho de bem que possa gerar essa unidade de saúde” – alfinetou a vereadora Fátima Sá.

A parlamentar alertou ainda que no Piauí essa terceirização acontecerá somente no Hospital Regional de Picos, que na opinião da Secretaria Estadual de Saúde é inadministrável por conta da interferência política em sua gestão.

Diante da iminente terceirização do único hospital público de Picos que atende as classes mais pobres, a vereadora Fátima Sá solicitou a realização de uma audiência pública para tratar sobre o assunto. “Vamos exigir que a Secretaria Estadual de Saúde venha justificar ao povo de Picos por que dessa decisão” – ressaltou a vereadora Fátima Sá.
A parlamentar disse que é contra a terceirização do Hospital Regional de Picos, pois segundo ela, todos sabem que Saúde, Educação e Segurança Pública é dever do Estado. “Não podemos aceitar que o governo faça isso, transfira sua responsabilidade com essa terceirização, banalizando a saúde” – condenou a parlamentar tucana.
Imagem: José Maria Barros/GP1Fachada do Hospital Regional Justino Luz(Imagem:José Maria Barros/GP1)Fachada do Hospital Regional Justino Luz

Segundo a vereadora Fátima Sá, se a terceirização do Hospital Regional de Picos realmente vier a acontecer, será uma perda muito grande para a comunidade pobre de toda a região. “Nós temos consciência de que o atendimento lá é um caos, mas é porque o governo nunca se preocupou em resolver o problema, investindo na unidade”- denunciou.

Manifestação


Indignados com a proposta de privatização da unidade de saúde, os servidores preparam uma manifestação de protesto para a próxima terça-feira, 8 de setembro. Vestidos de preto e portando faixas e cartazes e com apoio de carro de som, eles vão percorrer as principais ruas da cidade e se dirigir até o Ministério Público Estadual para cobrar providências para barrar a proposta.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.