Fechar
GP1

Saúde

Faxina nos Bairros conta com participação da população no Dirceu

Neste sábado (12), na sua 42ª edição, a ação foi realizada no bairro Dirceu II, zona sudeste da cidade e contou com o engajamento dos moradores do bairro.

Manter a cidade limpa e saudável. Esse é o objetivo da Faxina nos Bairros, ação contínua de limpeza e saúde pública da Prefeitura de Teresina, que em 41 edições já recolheu 4.574 toneladas de lixo em toda a capital. Neste sábado (12), na sua 42ª edição, a ação foi realizada no bairro Dirceu II, zona sudeste da cidade e contou com o engajamento dos moradores do bairro.

A dona de casa Vera Maria Moura foi uma das moradoras que fez questão de receber a equipe da Faxina nos Bairros na sua casa. “Tenho o cuidado de manter minha casa limpa e faço questão de receber os agentes de endemias para saber se estou fazendo a minha parte corretamente para estar livre do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, livre de doenças. Fico muito feliz em ver ações como essa da Prefeitura de Teresina, que são voltadas para o bem comum”, disse.

  • Foto: Divulgação/AscomFaxina nos bairros Faxina nos bairros

A Faxina nos Bairros é uma ação integrada entre Fundação Municipal de Saúde e Superintendências de Desenvolvimento Urbano e se configura em uma das principais ações da gestão municipal contra o mosquito  Aedes aegypti. “Nossa intenção é intensificar cada vez mais esse serviço, pois está se aproximando o período chuvoso e precisamos manter a cidade limpa e a população consciente da necessidade de deixarmos a cidade livre de possíveis criadouros do mosquito causador de doenças como a dengue, zika e chikungunya”, afirmou o prefeito Firmino Filho, que integrou a equipe de limpeza neste sábado no Dirceu II.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Pádua, a Faxina nos Bairros tem surtido efeitos positivos na cidade, prova disso é a diminuição dos números de casos de dengue notificados este ano e o índice de infestação predial, que também diminuiu. “Nas visitas que fazemos às residências observamos os espaços bem limpos e bastante conservados em relação aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. A população tem colaborado e está se conscientizando da importância de ficar vigilante e sempre verificando os seus quintais e não deixando nada que possa acumular água e se torne foco de mosquito. Estamos muito felizes, pois a Faxina nos Bairros tem cumprido a sua missão de ser uma ação educativa e de saúde pública”, destacou.

A dengue, a zika e a chikungunya são três doenças que circulam no Brasil transmitidas pelo mesmo vetor: o mosquito Aedes aegypti. Todas elas têm as mesmas características sintomáticas: febre alta, dor no fundo dos olhos, vermelhidão na pele, coceira e distúrbios gástricos. 

Dicas de prevenção

Entre as ações de precaução para evitar criadouros de mosquito que precisamos ter dentro de casa estão: verificar se as caixas dágua estão bem tampadas; guardar garrafas, latas e baldes com a boca virada para baixo ou encaminhar o material para a coleta seletiva; verificar bromélias e outras plantas que acumulam água; preencher os pratos de vasos de flores com areia; colocar uma colher (de sopa) de água sanitária a cada litro de água onde a água não pode ser totalmente removida, como ralos e vasos sanitários não usados com frequência; guardar pneus em locais secos e cobertos; manter as lixeiras externas bem fechadas; limpar ralos, calhas e os reservatórios de água da geladeira e sempre lavar o pote de água do seu animal de estimação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.