Fechar
GP1

Piauí

Festa do Sagrado Coração de Jesus reúne devotos em Picos

Programação religiosa teve início dia 1º de junho e encerrou ontem à noite com celebração de missa solene e procissão pelas ruas de Picos.

Centenas de devotos participaram na noite de ontem, 30 de junho, da celebração de encerramento da 119ª Festa do Sagrado Coração de Jesus, em Picos. Após a missa solene em frente à Igrejinha, aconteceu a procissão com a imagem do Santo pelas ruas da cidade. À frente do cortejo, o capelão, Padre Ferdiram Fontes Mendes.

A Festa do Sagrado Coração de Jesus é celebrada em Picos durante todo o mês de junho. Este ano o tema central foi: “Misericórdia: atitude de um coração que compreende”.

Durante as celebrações são muitas as demonstrações de fé e devoção das pessoas para com o Sagrado Coração de Jesus. Boa parte dos devotos participa dos festejos vestindo trajes vermelhos.

Para o Padre Ferdiram trata-se de um rito popular aprovado pela Igreja Católica. “As pessoas querem se aperfeiçoar, se aproximar, parecer, celebrar a cor do Sagrado Coração de Jesus. Nós enquanto Igreja apoiamos, pois é um sinal externo que estamos vivendo um tempo diferente, mostrando que queremos ser discípulos de Jesus Cristo” – ressalta.

O Padre Ferdiran destaca ainda que toda festa é um sentimento de devoção, é um fervor que as pessoas sentem para se aproximar mais, refletir e conhecer mais de perto a figura de Jesus Cristo. “E um período muito valoroso para descobrirmos nossa fé e reforçar nossa caminhada como filhos de Deus” – pontua.
Imagem: José Maria Barros/GP1Católicos celebram Festa do SagradoCoração de Jesus(Imagem:José Maria Barros/GP1)Católicos celebram Festa do SagradoCoração de Jesus

Tradição

Segundo a presidente da Associação do Apostolado da Oração, em Picos, Miriam Lélis, a data exata do início da festa não está registrada. No entanto, ela ressalta que o Apostolado da Oração fará 120 anos de fundação no próximo dia 3 de dezembro, mas as informações apontam que a festa já acontecia bem antes disso.
Imagem: José Maria Barros/GP1Centenas de fiéis participam da festa(Imagem:José Maria Barros/GP1)Centenas de fiéis participam da festa
Em um ponto os organizadores são unânimes. Eles concordam que a cada ano aumenta o número de participantes da festa. De acordo com o Padre Ferdiram, agora em 2016, durante os 30 dias a Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus esteve sempre lotada e muita gente assistia a celebração do lado de fora por falta de espaço.
Imagem: Jsoe Maria Barros/GP1Devotos acompanham a celebração(Imagem:Jsoe Maria Barros/GP1)Devotos acompanham a celebração
Imagem: José Maria Barros/GP1Encerramento da Festa do Sagrado Coração de Jesus, em Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Encerramento da Festa do Sagrado Coração de Jesus, em Picos
Imagem: José Maria Barros/GP1Fieis lotam as imediações da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus(Imagem:José Maria Barros/GP1)Fieis lotam as imediações da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus
Imagem: José Maria Barros/GP1Momento da comunhão(Imagem:José Maria Barros/GP1)Momento da comunhão
Imagem: José Maria Barros/GP1Muitos devotos vestem vermelho(Imagem:José Maria Barros/GP1)Muitos devotos vestem vermelho
Imagem: José Maria Barros/GP1Saída da procissão(Imagem:José Maria Barros/GP1)Saída da procissão

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.