Fechar
GP1

Piauí

Festival de Cultura de Oeiras conta com grande público

As pessoas contam com várias ações culturais, exposições fotográficas, lançamentos de livros de autores piauienses, peças teatrais, saraus de poesia e grandes shows.

A cidade de Oeiras vem recebendo milhares de visitantes piauienses e de outros estados que prestigiam o X Festival de Cultura. O evento, que acontece nos dias 13 e 14 de novembro, chega à décima edição já consagrada em crítica e público.

As pessoas contam com várias ações culturais, exposições fotográficas, lançamentos de livros de autores piauienses, peças teatrais, saraus de poesia e grandes shows com artistas regionais e nacionais, entre eles o cantor Geraldo Azevedo.
Imagem: DivulgaçãoPrefeito Lukano Sá(Imagem:Divulgação)Prefeito Lukano Sá

O evento faz uma homenagem a uma grande personalidade oeirense e este ano o homenageado foi o fotógrafo e professor Gerardo Helcias. Este, é natural de Pilões, município de Santana do Acaraú- Ceará.

Quando muito jovem ingressou no seminário. Lá permaneceu por 12 anos, onde adquiriu grande parte dos seus conhecimentos. Na década de 50 do século XX, o professor Gerardo chegou a Oeiras - PI, a convite do então Bispo Dom Expedito Lopes.

Durante 25 anos lecionou no Ginásio Municipal Oeirense, que na época estava sob a responsabilidade da Diocese de Oeiras. Foi aprovado em vários concursos públicos, porém, renunciou a todas estas conquistas profissionais, em prol do seu objetivo maior, que era morar em Oeiras. Atuou na Fundação Cultural de Oeiras como professor de Música, mas, como ele mesmo dizia, o cargo que exercia com grande paixão era o de professor de matemática.
Em reconhecimento, recebeu vários títulos de honra ao mérito. Com o passar dos anos, ele também tornou-se referência na arte de fotografar, cuja inspiração maior era fotografar Oeiras em seus aspectos históricos, culturais e religiosos. Muitos hoje, ilustres cidadãos oeirenses, foram alunos do professor Gerardo Helcias e guardam com muito zelo seus ensinamentos.

O Festival de Cultura de Oeiras visa fortalecer e propor estratégias para proporcionar aos que fazem cultura o acesso aos meios de produção, no intuito de universalizar o acesso à produção e à fruição dos bens, serviços e espaços culturais.

Com uma programação focada na Música, Cinema, Literatura, Teatro, Dança, Patrimônio, Fotografia, História e Memória, o Festival de Cultura atrai artistas, acadêmicos, turistas e a população local, que desfrutam dos potenciais e atrativos da Primeira Capital do Piauí.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Oeiras, do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio do SEBRAE. Tem como parceiros o IPHAN, UESPI, IFPI, SESC, Museu de Arte Sacra (MAS), Instituto Histórico de Oeiras (IHO) e Confraria Eça- Dagobertiana.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.