Fechar
GP1

Piauí

FGV aponta Ministério Público como a terceira instituição com mais credibilidade para o brasileiro

"O combate à corrupção e ao crime organizado e a investigação criminal pelo MP tem sido ferramentas de elucidação de crimes até outrora insolúveis e a população reconhece", disse Rubens Paren

O Ministério Público ocupa a terceira colocação dentre as instituições que o brasileiro mais confia, segundo o Índice de Confiança na Justiça da FGV DIREITO SP. O Ministério Público ficou atrás apenas das Forças Armadas e da Igreja Católica. A pesquisa foi aferida nos segundo e terceiro trimestres de 2014 e divulgada esta semana.

O presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Parente Rebouças, comenta o resultado da pesquisa: “Nos enche de grande satisfação e enorme responsabilidade ser a terceira instituição em credibilidade do país. O combate à corrupção e ao crime organizado e a investigação criminal pelo MP tem sido ferramentas de elucidação de crimes até outrora insolúveis e a população reconhece o trabalho de promotores e procuradores”, diz.
Imagem: ReproduçãoPaulo Rubens Parente Rebouças(Imagem:Reprodução)Paulo Rubens Parente Rebouças

A instituição em que o brasileiro mais confia continua sendo as Forças Armadas, que passou de 66% para 68% entre 2013 e 2014, seguida pela Igreja Católica (56% para 59%), Ministério Público (45% para 50%); Grandes Empresas (37% para 43%); Imprensa Escrita (41% para 43%); Polícia (31% para 36%), Emissoras de TV (30% para 33%), Governo Federal (27% para 29%) e Congresso Nacional (15% para 19%).

O ICJBrasil mensura a confiança da população no Judiciário brasileiro desde 2009. Na pesquisa referente a 2014, foram entrevistadas 3.300 pessoas de oito unidades federativas (Amazonas, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal). A amostra representa 55% da população brasileira com 18 anos ou mais, segundo dados do Censo 2010.

Curta a página do GP1 no facebook:
www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.