Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Fiéis fazem campanha para recuperação do Convento São Benedito

Frei Francisco Lopes, guardião do Convento São Benedito chama a população de Teresina para participar da campanha pela reforma do prédio.

Divulgação 1 / 11 Folder da campanha Folder da campanha
Divulgação 2 / 11 Teto danificado Teto danificado
Divulgação 3 / 11 Telhas quebradas Telhas quebradas
Divulgação 4 / 11 Parede apresenta infiltração Parede apresenta infiltração
Divulgação 5 / 11 Convento cheio de goteiras Convento cheio de goteiras
Divulgação 6 / 11 Telhado está danificado Telhado está danificado
Divulgação 7 / 11 Parte elétrica Parte elétrica
Divulgação 8 / 11 Muitos anos sem a devida manutenção Muitos anos sem a devida manutenção
Divulgação 9 / 11 Buracos na estrutura do convento Buracos na estrutura do convento
Divulgação 10 / 11 Estrutura do antigo casarão do Convento Estrutura do antigo casarão do Convento
Divulgação 11 / 11 Localizado no coração da capital, na avenida Frei Serafim Localizado no coração da capital, na avenida Frei Serafim

Há muitos anos sem a devida manutenção, a estrutura do antigo casarão do Convento São Benedito, que acaba de completar 75 anos de fundação, necessita reparos por conta avarias no telhado, teto e parte elétrica e hidráulica, o que compromete as atividades desenvolvidas e preocupa a comunidade religiosa e toda sociedade.

Por causa da situação difícil do prédio e para recuperá-lo, está sendo lançada a campanha “Mutirão Paz e Bem!”, fruto de diversas parcerias, sorteando duas motos Pop 110 zero km para angariar os recursos necessários para os urgentes serviços antes da próxima estação chuvosa, do contrário, o prédio se tornará impraticável e o prejuízo, não apenas material, incalculável.

Frei Francisco Lopes, guardião do Convento São Benedito chama a população de Teresina para participar da campanha pela reforma do prédio: “Vamos preservar esse espaço tão especial que respira beleza, paz, história, cultura e fé. Convidamos toda a comunidade para participar e contribuir com a reforma do convento. Vamos sortear as motos e apenas duas pessoas levarão o prêmio, mas todos juntos ganhamos pois a união de nossas forças pode recuperar o nosso tão estimado convento desses sérios danos.”, destacou o Frei Lopes.

Localizado no coração da capital, na Avenida Frei Serafim, o Convento São Benedito abriga a casa de formação dos jovens frades que cursam Filosofia no Instituto Católico de Ensino Superior (ICESPI) e é a sede da paróquia de S. Benedito, formando com este importante templo católico, o palácio do bispo, Palácio de Karnak e o Colégio das Irmãs, um conjunto único do centro histórico de Teresina.

“Com a interdição da Igreja de São Benedito há quase um ano por um incidente na torre, o sinal de alarme também soou quanto à situação do convento. Não podemos deixar que ele também acabe fechando e sendo interditado. É preciso agir!”, complementa o Frei.

O sorteio será realizado dia 4 de outubro durante a festa de São Francisco que é uma ação anual dos que fazem o Convento de São Benedito, uma tradição que este ano ganha ainda mais significado e importância por conta da solidariedade dos fiéis em torno dessa campanha.

Como Participar

Para participar do sorteio basta comprar um cupom no valor de dez reais, ele está sendo vendido nas farmácias Globo, no próprio Convento São Benedito e nas novenas e paróquias de forma itinerante. Quem puder pode comprar mais de um cupom e ajudar também convidando seus amigos e parentes a fazer parte, o importante é ajudar, é participar, é a união de todos.

Um pouco da história e das atividades do Convento São Benedito

O Convento São Benedito foi a primeira casa que os Frades Franciscanos Capuchinhos abriram no Piauí. Construído pelo missionário italiano Frei Heliodoro de Inzago, carinhosamente apelidado pelos teresinenses de “Paizinho”, por sua extrema caridade e santidade, foi inaugurado em 1941, próximo ao Palácio Episcopal e à Igreja São Benedito, cartão postal de Teresina, construída por outro Capuchinho italiano, Frei Serafim de Catânia (1886), que dá nome à principal avenida da nossa capital.

O convento sempre foi a residência dos frades e local de obras de caráter educacional, cultural e promoção humana, como a famosa Escola São Francisco (já extinta) que formou gerações de piauienses, a Pia União do Pão dos Pobres de Santo Antônio, que ainda atende os idosos carentes, oferece espaço para as atividades dos grupos e movimentos da centenária Paróquia de São Benedito e entidades como os Alcoólicos Anônimos e ainda local de ensaios do Madrigal Vox Populi.

Além disso, o convento é muito procurado por professores e estudantes de arquitetura e disciplinas afins, porque possui, além do conjunto arquitetônico característico dos conventos capuchinhos do Norte da Itália (claustro, jardim, interno, refeitório, capela a e biblioteca) grande parte original do antigo piso em mosaico hidráulico.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.