Fechar
GP1

Política

Filomeno Portela retoma mandato em outubro para disputar presidência da Câmara de Picos

Com a decisão do vereador Filomeno Portela pelo menos dois candidatos disputarão a presidência da Câmara Municipal de Picos em janeiro de 2015.

Licenciado do cargo desde o dia 2 de janeiro de 2013, o vereador Filomeno Portela Richard Neto (PMDB), retoma o seu mandato na Câmara Municipal de Picos no próximo mês de outubro. O objetivo é disputar a presidência da mesa diretora da Casa, cargo ocupado atualmente por Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), que é candidato à reeleição.
Imagem: José Maria Barros/GP1Filomeno volta à Câmara para concorrer a presidência da mesa diretora(Imagem:José Maria Barros/GP1)Filomeno volta à Câmara para concorrer a presidência da mesa diretora
Filomeno Portela antecipou a decisão de retomar o mandato na Câmara de Picos durante sua posse na secretaria municipal de Administração. A solenidade ocorreu no dia 9 de abril deste ano e foi presidida pelo prefeito Kléber Eulálio (PMDB).

Com a decisão de Filomeno Portela pelo menos dois candidatos disputarão a presidência da Câmara Municipal de Picos no próximo dia 1º de janeiro. Além dele (Filomeno), também concorrerá o atual presidente da Casa, Hugo Victor (PMDB), que não esconde de ninguém o desejo de se reeleger para o cargo.
Imagem: José Maria Barros/GP1Hugo Victor é candidato à reeleição(Imagem:José Maria Barros/GP1)Hugo Victor é candidato à reeleição
Os dois vereadores são do PMDB e fazem parte da base aliada do prefeito Kléber Eulálio (PMDB). Parlamentares defendem que o gestor não interfira na sucessão da Câmara de Picos, a exemplo do que tem ocorrido nos últimos anos, quando sempre vence a disputa o candidato apoiado pelo Palácio Coelho Rodrigues.

Terceira via


Prevendo uma disputa acirrada entre os dois peemedebistas, um grupo de vereadores articula o nome de outro parlamentar, que surgiria como uma terceira via e poderia vencer a eleição.
Imagem: José Maria BarrosVereador Simão Carvalho defende chapa alternativa e suprapartidária(Imagem:José Maria Barros)Vereador Simão Carvalho defende chapa alternativa e suprapartidária
Segundo o vereador Simão Carvalho Filho (PMDB), essa possibilidade já foi ventilada entre um grupo de parlamentares de vários partidos, inclusive da oposição. Eles não estariam dispostos em votar em nenhum dos dois candidatos do PMDB e, discutem a formação de uma chapa suprapartidária.

Retorno

Eleito vereador de Picos com 1.415 votos, Filomeno Portela (PMDB) licenciou-se do mandato no início de janeiro de 2013, para assumir a Chefia de Gabinete do prefeito Kléber Eulálio. Sua cadeira na Câmara foi ocupada pelo primeiro suplente da coligação “A hora da mudança”, Edilson Alves de Carvalho (PTB), que em 2012 obteve 1.347 votos.
Imagem: José Maria Barros/GP1Prefeito prefere não comentar o assunto(Imagem:José Maria Barros/GP1)Prefeito prefere não comentar o assunto
Um ano e três meses depois, Filomeno Portela foi convidado pelo prefeito Kléber Eulálio e assumiu a Secretaria da Administração. Antes de tomar posse o vereador deixou claro que tinha outro compromisso, de retomar o seu mandato no mês de outubro deste ano visando à disputa da presidência da mesa diretora.

Questionado sobre o retorno de Filomeno Portela à Câmara Municipal de Picos o prefeito Kléber Eulálio saiu pela tangente. “Não tenho conhecimento! Claro que se isso vier acontecer, naturalmente que ele vai me comunicar. Mas, para mim ele não falou nada ainda a esse respeito” – afirma o gestor.

a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.