Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino diz que cidade de Teresina enfrenta três grandes problemas

"São grandes desafios, mas não podemos nos acovardar diante deles”, disse o prefeito de Teresina.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), durante uma sessão solene realizada na Câmera Municipal da Capital em comemoração ao aniversário de Teresina, na manhã dessa quarta-feira (16) falou sobre as "crises" que a cidade enfrenta. Em seu discurso, o prefeito utilizou embasamento histórico para explicar a realidade de Teresina.

Firmino Filho falou sobre três pontos específicos que prejudicam o andamento e desenvolvimento da cidade: saneamento básico, segurança e mobilidade urbana. “No nosso caso específico, Teresina, estamos vivendo uma expansão do crime a nível nacional. O grande tráfico, no Brasil se expandiu na década de 80 com a chegada da cocaína. Depois do enfretamento no Rio de Janeiro e São Paulo, se espalhou pelas cidades médias e grandes. Onde as instituições eram mais fracas houve a dominância maior do crime, por falta de segurança. Onde o enfretamento aconteceu, especialmente com o fortalecimento institucional, houve sucesso nos estados”, disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

“Outro problema é a mobilidade. Teresina foi planejada em 1852, quando a bicicleta não havia sido inventada. Então, a crise de mobilidade é a contradição entre a expansão econômica que gera maior consumo de todas as formas e a utilização do espaço público que é escasso pela sua própria natureza. Caso típico é o Centro de Teresina, ‘olha queremos estacionamentos para os carros’. Sabe quando carros temos em Teresina? 200 mil aproximadamente. Sabe quantos estacionamentos são possíveis nas áreas públicas? Estourando no máximo 5 mil”, revelou o prefeito.

Firmino Filho ainda falou, durante o discurso, sobre a importância da população não perder a esperança de tempos melhores. “No meio de todos os desafios é fundamental que a gente possa manter a esperança em relação a nossa cidade. Vivemos um momento de muita dificuldade, uma crise muito grande em nosso país. Junto com isso temos ainda a crise política na nossa democracia contemporânea”, frisou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Solenidade da CâmaraSolenidade da Câmara

“Nós queremos enfrentar os desafios na área econômica, é fundamental gerar empregos. Na área urbana é necessário a gente avançar no saneamento básico. Na área de mobilidade é importante que a gente possa destravar a cidade, focando principalmente no transporte coletivo. Na área de social queremos avançar na saúde, principalmente em sua gestão. Na área de qualidade de vida, é importante uma melhor segurança. São grandes desafios, mas não podemos nos acovardar diante deles”, finalizou o prefeito de Teresina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.