Piauí - Teresina

Firmino Filho decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira

Firmino Filho assinou o decreto de nº 16.961, onde explica que como se trata de uma feriado religioso, muitas pessoas aproveitam a oportunidade para viajar até as suas cidades de origem.

BÁRBARA RODRIGUES

- atualizado

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) decretou ponto facultativo para a próxima sexta-feira, de 16 de junho, para os servidores públicos municipais. A medida acontece devido ao feriado de Corpus Christi, comemorado na quinta-feira, dia 15 de junho.

Firmino Filho assinou o decreto de nº 16.961, onde explica que como se trata de uma feriado religioso, muitas pessoas aproveitam a oportunidade para viajar até as suas cidades de origem para participar de celebrações relacionadas a data, onde ocorrem procissões e missas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

Mesmo sendo considerado ponto facultativo na próxima sexta-feira, os serviços essenciais ficam mantidos e não podem ser suspensos, como os atendimentos em hospitais.

A comemoração do Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia durante a última ceia com seus apóstolos e quando mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. No feriado são celebradas missas festivas e são realizadas procissões.

Mais conteúdo sobre: