Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho lança segunda fase do Programa Lagoas do Norte

A segunda etapa do Programa Lagoas do Norte prevê a continuidade das intervenções realizadas na primeira fase, com a expansão de serviços de saneamento, proteção contra enchentes e mobilidade

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, vai lançar amanhã (18), ao meio –dia, a segunda fase do Programa Lagoas do Norte. Nessa primeira etapa, serão executadas quatro intervenções: melhoria dos viveiros de mudas, construção do Parque do Mocambinho e da Praça dos Orixás e a reforma do pavilhão do Parque Encontro dos Rios. Os investimentos somam R$ 13 milhões com recursos do Banco Mundial. 

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Entrevista Firmino Filho Entrevista Firmino Filho

“Essas intervenções irão trazer mais qualidade de vida para população. A revitalização da Lagoa do Mocambinho, por exemplo, irá possibilitar a melhoria das condições ambientais, além de oferecer um espaço onde as pessoas possam praticar atividades físicas, realizar manifestações culturais e interagir. Enquanto isso, a reforma do Parque Encontro dos Rios possibilita um ganho tanto para as pessoas que frequentam, quanto para aqueles que comercializam produtos na região, movimentando o comércio local”, afirmou o secretário Municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim.

Ao todo, serão plantadas 100 mil mudas nativas na região, como cajueiro, mangueira, tamarindo, açaí, caneleiro, ipê mirim, acácia azul, ingá, pau ferro, flamboyant, ingarana, jamelão, juazeiro, entre outros. “É uma muda para cada morador da zona Norte, que é diretamente beneficiada pelo Programa Lagoas do Norte”, pontua o coordenador do Programa Lagoas do Norte, Erick Amorim.

Ele explica que o projeto vai investir nos viveiros de Teresina para que aumentem a produção e consigam atender toda a cidade. “A gente teve essa preocupação de investir nos viveiros da capital, para que a área de intervenção da segunda fase do Lagoas do Norte e toda a cidade de Teresina sejam beneficiadas. O projeto prevê investimentos em insumos, coleta de sementes, transporte, armazenamento, equipe e operacionalização”, explica.

As quatro frentes iniciais fazem parte de um conjunto de mais de 30 obras que serão realizadas na segunda etapa do Programa Lagoas do Norte, que terá investimentos de R$ 88 milhões de dólares. A previsão é que em cinco anos todas as intervenções estejam concluídas.

A segunda etapa do Programa Lagoas do Norte prevê a continuidade das intervenções realizadas na primeira fase, com a expansão de serviços de saneamento, proteção contra enchentes, mobilidade urbana e a criação de mais áreas verdes e de lazer na região. A principal ação a ser realizada na segunda etapa é o reforço dos mecanismos de controle de enchentes. A obra vai expandir o sistema de drenagem, formado por canais de interligação, estação de bombeamento e diques de proteção.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.