Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Florentino Neto alerta para combate ao Aedes aegypti no interior

Recomendação alerta algumas cidades do interior do estado para que intensifiquem ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) aprovou, na última sexta-feira (04), uma recomendação a algumas cidades do interior do estado para que intensifiquem ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, a medida é necessária devido ao alto índice de infestação em alguns municípios e ao aumento de casos de chikungunya.

A recomendação foi apresentada por Florentino Neto durante uma reunião do colegiado que congrega representantes da saúde do Estado, Municípios e Conselhos. “Temos municípios que estão cumprindo sua parte em relação ao combate à dengue, chikungunya e zika; com ações de campo para o combate ao Aedes. No entanto, nós temos outros municípios que precisam de apoio, e a gente está disposto a dar, mas precisa de um alerta nosso para que eles fortaleçam as ações”, explicou o secretário.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Florentino NetoFlorentino Neto

Além disso, Florentino Neto afirma que as recomendações também são necessárias devido às falhas na atualização de dados no sistema e que essa fragilidade nas informações traz prejuízos às ações preventivas e mesmo de assistência hospitalar. Por conta disso, a Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) enviarão nota técnica a todos os 224 municípios para que as gestões priorizem as ações de combate ao Aedes.

Para o secretário, é necessário que existam ações que sensibilizem a população, de forma que todos possam combater os focos do mosquito. “Com medidas simples, mas que têm grande impacto na prevenção às doenças, a população pode fazer em sua residência, no ambiente de trabalho ou mesmo em locais públicos. Por isso fazemos um chamamento para que todos estejam juntos nessa luta contra o Aedes”, finalizou Florentino Neto.

Confira algumas medidas de combate ao mosquito apontadas pela Sesapi:

1 - Manter bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 - Colocar o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 - Não jogar lixo em terrenos baldios.
4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, manter sempre com a boca para baixo.
5 - Não deixar a água sobre laje e calhas entupidas.
6 - Encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 - Se for guardar pneus velhos em casa, retirar toda a água e manter em locais cobertos.
8 - Limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9 - Lavar com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
11- Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas.
12- Sempre que possível, evitar o cultivo de plantas como bromélias ou outras que acumulem água em suas partes externas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.