Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS alerta para cuidados contra o mosquito Aedes aegypti

"Agora temos que redobrar nossa atenção, afinal tiveram início as chuvas", alertou Oriana Bezerra, gerente do Centro de Zoonoses.

Com o início das chuvas, a Fundação Municipal de Saúde reforça à população os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. Na manhã deste sábado as equipes de limpeza e educação em saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Leste realizaram o mutirão de limpeza na zona leste de Teresina.

"Agora temos que redobrar nossa atenção, afinal tiveram início as chuvas. Os locais que podem acumular água podem já ter ovos inativos do mosquito, que ao entrarem em contato com a água eclodem. Aí está o perigo", alertou Oriana Bezerra, gerente do Centro de Zoonoses da capital. Ela lembrou ainda que o ovo do Aedes Aegypti pode ficar mais de 450 dias inativo. "Só aguardando ter contato com a água para poder eclodir", falou.

  • Foto: AscomFMS faz campanha em TeresinaFMS faz campanha em Teresina

A Faxina nos Bairros acontece todos os sábados e já recolheu da cidade 4.462 toneladas de lixo, segundo a Prefeitura.  "Uma ação muito importante. Esse mosquito não é de brincadeira, temos que ficar atentos", disse Isabel Ferreira, dona de casa que recebeu a equipe da Zoonoses em sua casa na manhã de hoje.

Ela recebeu um folder explicativo de como fazer a inspeção semanal em sua residência e manter o local longe do Aedes Aegypti. "Se todos seguirem esse roteiro diminuiríamos significativamente os casos de zika, dengue e chikungunya", destacou Oriana Bezerra.

Durante a semana, os agentes comunitários de saúde da área percorrem as residências orientando os moradores para que recolham todo o lixo de suas casas e depositem na porta de suas casas no sábado, quando serão recolhidos pelas equipes de limpeza.

“O diferencial da faxina para a limpeza de rotina é que são recolhidos também materiais de grande porte, como móveis e eletrodomésticos sem serventia”, informa Oriana Bezerra. Além da coleta, é realizada capina e uma caminhada educativa, de porta em porta, em que são distribuídos panfletos e dadas orientações à população.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.